Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  22.01.10

Engenharia de materiais leves


IPT oferece duas vagas de bolsa a pós-graduandos que queiram participar de novo laboratório em São José dos Campos


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) recebe inscrições, até 1º de março, para duas bolsas a pós-graduandos regularmente matriculados em programas stricto sensu de mestrado ou doutorado em curso reconhecido no país.

Os candidatos devem ter bacharelado nas áreas de engenharia mecânica, naval, aeronáutica, mecatrônica, civil ou de materiais, com ênfase em estruturas ou mecânica de fratura. Podem também se candidatar formados em matemática aplicada ou estatística, com ênfase em métodos numéricos ou estatística, e bacharéis em física, com ênfase em modelagem mecânica ou técnicas experimentais.

As bolsas são de R$ 1,2 mil, por dois anos, para o mestrando, e de R$ 1.850, por três anos, para o doutorando. Os aprovados vão atuar no projeto estruturante do Laboratório de Estruturas Leves (LEL), que o IPT está montando no Parque Tecnológico de São José dos Campos em parceria com Embraer, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Esse projeto buscará aperfeiçoar a capacitação em projetos de juntas aeronáuticas com a elaboração de novos procedimentos para análise, dimensionamento e projeto de juntas aeronáuticas, bem como buscar um entendimento avançado das interações mecânicas entre os componentes das juntas de modo a se obter um aumento na eficiência estrutural dos componentes.

Os candidatos devem ter familiaridade com modelagem mecânica de estrutura e mecânica dos sólidos. Devem também ter interesse em análise experimental de tensões, fadiga e mecânica da fratura. É desejável ter conhecimento de fundamentos de estruturas aeronáuticas e também domínio do inglês intermediário.

Para as aplicações computacionais, os candidatos devem ter conhecimento dos seguintes softwares: MSC Marc, MSC Nastran, Matlab, Scilab, Octave, Minitab, Estatística, S-Plus, ou SwRI Nessus

SERVIÇO - Para se inscrever, o candidato deve entrar em contato com o pesquisador Walter Ponge-Ferreira (ponge@ipt.br), do Centro de Integridade de Estruturas e Equipamentos (Cinteq) do IPT, na Cidade Universitária, em São Paulo (SP): av. Prof. Almeida Prado, 532; fones: (11) 3767-4242 / 3767-4480.