Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  01.09.16

Manejo de rvores


Atendendo a convite do Ministério Público de Goiás, pesquisador do IPT ministrará palestra sobre arborização


No próximo dia 12 de setembro, o pesquisador Sergio Brazolin, do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), apresentará em Goiânia uma palestra sobre riscos e influências na queda de árvores. O objetivo, segundo Brazolin, é abordar o tema do diagnóstico e análise para a tomada de decisão dos responsáveis pelas árvores na cidade e, além disto, discutir as tecnologias existentes para auxiliá-los.


Software Arbio, desenvolvido no IPT, é uma das tecnologias disponíveis aos municípios para cuidado e planejamento da arborização urbana
 
O evento, promovido pelo Ministério Público do Estado de Goiás e intitulado ‘Seminário Manejo de Arborização Urbana’ foi organizado pela necessidade de debater a gestão nas cidades. Esta atividade inclui aspectos específicos como capacitação de servidores e prestadores de serviços, fiscalização, plantio, poda de árvores e destinação dos resíduos gerados. O evento tem foco nos gestores públicos municipais e estaduais e empresariais, além de estudantes e comunidade em geral.

Para Brazolin, esta é uma oportunidade de contribuir para a discussão com os personagens ligados à arborização urbana e suas responsabilidades: “Nos últimos anos, o IPT gerou informação e conhecimento, testou tecnologias que podem auxiliar o gestor público a avaliar uma árvore, observando evidências objetivas ou fatores que indicam riscos, promovendo o manejo adequado, as boas práticas e a segurança de pessoas e propriedades”.

Para saber mais sobre o evento, confira abaixo a programação completa.