Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  13.09.16

Construo globalizada


Encontro organizado pelo IPT, Politécnica e FAU-USP irá discutir internacionalização da construção


O Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – Entac 2016, que será realizado na capital paulista entre 21 e 23 de setembro, tem como proposta buscar uma sinergia integradora entre os vários agentes do setor da construção civil. A edição deste ano terá como tema ‘Os Desafios e as Perspectivas da Internacionalização da Construção’ e irá discutir diversos aspectos em empreendimentos, projetos, execução de obras e gestão de processos, em todas as fases do ciclo de vida dos produtos da construção civil. A ideia é estimular as análises e os debates a partir de apresentações de palestrantes em conferências, mesas redondas e sessões técnicas.

O evento está direcionado simultaneamente à academia e ao mercado, e destina-se tanto a professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, como a construtores, projetistas, consultores, técnicos de órgãos públicos e outros profissionais atuantes nas áreas de construção civil, arquitetura, habitação e temas correlatos.

A organização do evento parte da concepção de que o conjunto ‘Arquitetura, Engenharia e Construção’ delimita um setor de atividade fortemente internacionalizado.
Internacionalização da construção civil será discutida sob três pontos de vista: tecnologia dos materiais, atuação das construtoras e desafios de projetos
 
No caso de grandes projetos, mas também em empreendimentos de menor porte e complexidade, as operações de investimento, as atividades de concepção e projeto, as contratações de obras e serviços, os processos de certificação e as cadeias produtivas em diversos segmentos acontecem em dimensões a cada dia mais internacionais.

Vários fatores contribuem para esse quadro vigente no setor, explicam os organizadores, citando a migração de capitais dos países desenvolvidos, a demanda de infraestrutura em países da África, do Oriente Médio e América Latina, e a busca de novos mercados pelos detentores de tecnologia ou de conhecimentos. No contexto brasileiro, segundo eles, esse movimento ocorre em ambos os sentidos, ou seja, empresas e profissionais estrangeiros atuando no Brasil ou ligados a empreendimentos realizados aqui, bem como brasileiros engajados em projetos, obras, serviços e fornecimentos diversos, vinculados a países do exterior.

A Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac) promove o evento, realizado a cada dois anos, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon – SP). A organização da 16ª edição do evento está a cargo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por meio do seu Centro Tecnológico do Ambiente Construído, da Escola Politécnica e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

O pesquisador Ercio Thomaz, do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos do IPT, participará no dia 21 de uma mesa redonda sobre a internacionalização na atuação das construtoras, que será coordenada pelo professor Paulo Roberto Pereira Andery, da UFMG, e terá ainda a participação do professor Roger Flanagan, da Universidade de Reading - Reino Unido, e de Luiz Henrique Ceotto, diretor-administrativo de Projeto & Construção no Brasil da Tishman-Speyer. Para mais detalhes sobre a programação e as inscrições, clique aqui.

SERVIÇO
XVI Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído
21 a 23 de setembro de 2016
Caesar Business São Paulo
Rua Olimpíadas, 205, São Paulo