Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  29.09.16

Revestimento em edifcios


Artigo de pesquisadores do IPT com método de testes para revestimento de fachadas é premiado em evento


Um artigo técnico de pesquisadores do IPT foi um dos 12 premiados no Entac 2016 – XVI Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, realizado em São Paulo entre 21 e 23 de setembro. O trabalho intitulado ‘Revestimento Não-Aderido: Proposta de Critérios de Desempenho e Métodos de Ensaio’, dos pesquisadores Luiz Fernando Batista Silva e Luciana Alves Oliveira, do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos do IPT, recebeu o prêmio de melhor artigo no tema Tecnologia de Sistemas e Processos Construtivos.

Segundo os autores, os sistemas de revestimento não-aderido (RNA) são tecnologias relevantes do ponto de vista da industrialização da construção.
Sistemas de revestimento não-aderido podem ser aplicados tanto na execução de novas fachadas quanto no retrofit de edificações
 
O RNA é composto por placas apoiadas em peças metálicas, presas aos perfis da estrutura do sistema, os quais são fixados à estrutura principal do prédio e às paredes da fachada com insertos metálicos. Os sistemas podem ser aplicados tanto na execução de novas fachadas quanto no retrofit de edificações. Entretanto, a ausência de normalização brasileira específica prejudica uma avaliação adequada do desempenho do produto.

Partindo da constatação de que a NBR 15.575-4 (Edificações habitacionais: Desempenho – Parte 4) não se aplica diretamente ao sistema RNA, os dois pesquisadores propõem uma definição de critérios de desempenho e de métodos de ensaio, com base na norma NBR 10.821 (Esquadrias Externas para Edificações) e no European Technical Approval Guideline (ETAG 034 – Part 1), considerando os requisitos de resistência a cargas de vento e drenagem do sistema.

Os autores concluíram que o método proposto neste estudo é consistente. Os resultados obtidos nos ensaios demonstraram que a compatibilização entre a norma NBR 10.821 e o ETAG 034 – Parte 1 deu subsídios aos critérios e aos métodos de ensaio para avaliação do comportamento do sistema RNA, demonstrando que os métodos propostos são consistentes e podem integrar uma futura regulamentação técnica.