Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  13.01.17

Edificaes mais eficientes


Aluno do Mestrado Profissional do IPT ganha prêmio na Austrália por artigo sobre dispositivos de proteção solar


Dias após defender seu trabalho de Mestrado Profissional em Habitação no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o arquiteto Matheus Tonelli já estava de malas prontas para viajar à Austrália e participar de uma conferência internacional promovida pela Universidade de Adelaide. Com seu artigo escrito durante o curso e orientado pela pesquisadora Maria Akutsu, responsável pelo Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade de Edifícios, Tonelli recebeu o prêmio Student Travel Award, dedicado a estudantes estrangeiros, o que lhe rendeu oito convites para fazer doutorado em instituições de ensino do país.

Matheus Tonelli (à direita) aluno formado no Mestrado Profissional do IPT, recebeu o prêmio Student Travel Award, em um congresso de Arquitetura na Universidade de Adelaide
 
O artigo de Tonelli, publicado em parceria com sua orientadora e sua co-orientadora e pesquisadora Adriana Camargo de Brito, também do IPT, apresenta um método para avaliar a eficiência de dispositivos de proteção solar de aberturas, também conhecidos como brises. O método permite que projetistas avaliem e comparem a eficiência deles escolhendo os elementos que possam contribuir mais para a melhoria do desempenho térmico e energético de uma edificação.

Para realizar a pesquisa, ele selecionou sete modelos básicos de brises tipicamente utilizados em edificações, e analisou a influência da forma desses dispositivos quando voltados a oito orientações solares (N, S, L, O, NE, NO, SO, SE), simulando, em computador, a quantidade de radiação incidente na janela de uma edificação em São Paulo. A eficiência dos dispositivos foi determinada em função da sua capacidade de redução da incidência de energia solar na superfície vertical analisada em comparação com a situação sem sombreamento.

“Muitos pesquisadores estudam o efeito de dispositivos de sombreamento de aberturas no desempenho térmico e energético de edifícios, porém a abordagem do Tonelli é inédita. Ele desenvolveu um método para avaliar esses dispositivos”, explica Adriana.

O artigo premiado de Tonelli é, na verdade, um resumo da sua dissertação de Mestrado, na qual ele analisa os formatos dos dispositivos de sombreamento e os diferentes resultados que eles oferecem. O resultado do trabalho também foi incorporado a uma ferramenta online de avaliações de dispositivos, disponibilizada pelo autor no link


"Não consigo parar de sorrir", conta Matheus, que já se mudou para a Austrália para dar continuidade a seus estudos.