Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  11.02.10

Tecnologia previne riscos


Mesa redonda promovida pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental realiza-se no IPT


A Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental - ABGE, entidade técnico-científica parceira do IPT, está promovendo nesta quinta, dia 11, a partir das 14h, uma Mesa Redonda sobre Instrumentos de Gestão para Redução e Erradicação de Riscos de Deslizamentos. O evento, que é gratuito, será realizado no auditório Cid Vínio do IPT, prédio 36, na rua Prof. Almeida Prado, 532 - Cidade Universitária - SP.

Eduardo Macedo, geólogo do IPT, falará sobre o trabalho do IPT em mapeamento de áreas de riscos de escorregamentos e inundações na cidade de São Paulo. São realizadas investigações geológico-geotécnicas de superfície, apoiadas em análise dos dados técnicos disponíveis. O trabalho serve de referência para outros estudos no País.

O debate contará com a participação da vereadora santista Cassandra Maroni, que também é geóloga e ajudou na elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos de Cubatão e São Vicente. "Enfrentar risco requer capacidade técnica e decisão. O enfrentamento do risco geológico não comporta improvisos", alerta Cassandra, indicada para ser administradora regional dos morros de Santos e São Vicente, cujo tema da palestra é o produto do seu trabalho em Gestão de Riscos no município de Santos".

Veja abaixo a programação completa:

Abertura: 14:00 - 14:15

Palestra 1: Cartas Geotécnicas para o Planejamento do uso do Solo – Álvaro Rodrigues dos Santos – Consultor (14:15 – 14:45)

Palestra 2: Mapeamento de Áreas de Risco – Dr. Eduardo Soares de Macedo – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (14:45 – 15:15)

Palestra 3: Gestão de Riscos em Áreas Urbanas: O Exemplo do Município de Santos – Cassandra Maroni Nunes – Vereadora da Câmara Municipal de Santos (15:15 – 15:45).

Palestra 4: A Importância da Legislação para o Enfrentamento das Situações de Risco – Dr. Ivan Carneiro Castanheiro – Coordenador da Área de Habitação e Urbanismo do C.A.O. Cível e de Tutela Coletiva – Ministério Público do Estado de São Paulo (15:45 – 16:15).

Debates: 16:15 – 17:00

As vagas são limitadas ao espaço. Favor confirmar presença com Henrique Almeida pelo telefone: 11-3767-4361 ou pelo email: abgepub@ipt.br

Após a palestra haverá um coquetel de confraternização.