Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  16.03.17

Conhecimento x desastres


Pesquisador do IPT contribui com a produção de livro do Ceped/SP-USP, referência em desastres naturais 


No último dia 6 de março, no Complexo Brasiliana da Universidade de São Paulo, foi lançado o livro ‘Desastres: múltiplas abordagens e desafios’.
Livro contou com a colaboração de geólogo do IPT em capítulos sobre fluxos de detritos e mapeamento geotécnico
 
São organizadoras da obra Wanda Risso Günther, Larissa Ciccitti e Angela Cassia Rodrigues, pesquisadoras membro do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres de São Paulo, da Universidade de São Paulo (Ceped/SP-USP).

O pesquisador Marcelo Fischer Gramani, do Centro de Tecnologias Geoambientais do IPT, contribuiu com a produção dos capítulos 12: ‘Debris Flows’ (Fluxos de Detritos) – juntamente com Milton Assis Kanji, Faiçal Massad e Paulo T. Cruz, todos da Poli/USP; e 13: ‘Mapeamento geotécnico aplicado aos riscos geológicos de movimentos gravitacionais de massa’ – com Edilson Pizzato, do Instituto de Geociências da USP.

Segundo Gramani, o Ceped/SP é um dos primeiros órgãos estaduais do gênero no Brasil. “É uma criação da Defesa Civil estadual e da USP, responsável por reunir professores e especialistas no tema que estavam dispersos em diversas unidades. A produção deste livro mobiliza o meio acadêmico e induz sua comunicação com a sociedade. As contribuições do IPT agregam experiências práticas, em campo, além de um caso inédito de inovação relatado no capítulo 12, em parceria com a Escola Politécnica da USP.”

As organizadoras acreditam que o livro poderá ajudar a diminuir riscos de desastres e o seu enfrentamento, instigando os leitores a uma reflexão crítica sobre o tema. A obra é composta por 16 capítulos escritos por pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento: arquitetura, direito, educação, engenharias, geociências, geografia, matemática, meteorologia, psicologia e saúde ambiental. As diferentes abordagens propiciam ao leitor um olhar amplo e multidisciplinar da temática dos desastres.

Para o coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, “este livro é de grande importância para todos aqueles que trabalham com a redução dos riscos de desastres, bem como para os que de alguma forma são responsáveis pelas políticas públicas voltadas ao assunto”.

SERVIÇO – ‘Desastres: múltiplas abordagens e desafios’ é um lançamento da Elsevier. Para saber mais, acesse aqui.