Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  30.03.17

Indstria automotiva


IPT obtém acreditação da Cetesb complementando capacitação para homologar motores de veículos pesados


O Laboratório de Motores, vinculado ao Centro de Tecnologia Mecânica, Naval e Elétrica do IPT, acaba de receber a segunda acreditação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), agora para a sua bancada 5. “O Instituto complementa sua capacitação para realizar homologações de motores para veículos pesados, como caminhões e ônibus, podendo atender aos mercados de montadoras, importadores e fabricantes de motores”, informa o engenheiro Marco Isola Naufal, do IPT.

Esta acreditação permite homologar motores para a sétima fase da legislação ambiental para emissões de veículos pesados, conhecida como Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos (Proconve P7) que entrou em vigor em 2012.
Nova acreditação permite homologar motores para a sétima fase da legislação ambiental para emissões de veículos pesados, conhecida como Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos (Proconve P7)
 
A acreditação, explica Naufal, foi realizada com a presença de dois técnicos da Cetesb que avaliaram todos os parâmetros de teste, como pressões e temperaturas, e checaram os certificados de calibração de toda a instrumentação ligada ao sistema de controle da bancada dinamométrica, em um teste testemunhado.

A primeira acreditação realizada pela Cetesb no laboratório foi realizada em 2016, segundo parâmetros da norma MAR-I (ISO 8178), referente a testes de motores para máquinas agrícolas e rodoviárias.