Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  18.08.17

Inovao em MPEs


Cietec e IPT realizam evento para orientar e auxiliar empreendedores a participar do programa PIPE, da Fapesp


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), realizará uma palestra para incentivar e facilitar a participação de pequenos empresários no programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fapesp.

No evento, que acontecerá no dia 25 de agosto, ás 14h30, serão apresentados os benefícios de participar do programa de fomento e orientações a respeito de como estruturar ideias e criar bons projetos, além de exemplos de sucesso de empresas incubadas apoiadas pelo PIPE.

O Cietec, com larga experiência no apoio à participação de empresas no programa PIPE, oferece consultorias de apoio para cada caso específico, corrigindo as rotas e buscando o melhor alinhamento com as demandas do projeto. Nesse evento, conta com o apoio do IPT, instituição multidisciplinar que abrange diversas áreas de conhecimento tecnológico e disponibiliza, entre outras competências, serviços para lapidar aspectos técnicos de projetos.

“A sinergia das competências de apoio ao empresário é enorme e, com a nossa união, podemos oferecer ao público interessado a possibilidade de acesso à excelência tanto do lado tecnológico quando do lado mercadológico e de gestão de MPEs”, comenta Isac Wajc, coordenador de fomento do Cietec.

Para Caio César Spíndola de Oliveira, pesquisador do IPT, essa união é muito importante para que os empresários possam desenvolver suas iniciativas de forma mais segura: "Trabalhando juntos, conseguimos oferecer uma base mais sólida para os empreendedores e temos mais chance de ajudar no sucesso do acesso ao PIPE".

Um ciclo completo de inovação, que vai desde a pesquisa até a entrada de um produto ou serviço no mercado, pede atenção especial para que a proposta tenha um respaldo técnico válido e os prazos sejam cumpridos. Nesse sentido, estar incubado pode ajudar a tornar o processo mais simples.

“As empresas da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/Ipen - Cietec são parte de um verdadeiro ecossistema de inovação. Além da troca de experiências entre si, contam com o apoio do Cietec, que incentiva pontes com o mercado, na comercialização e no relacionamento com médias e grandes empresas, investidores e demais oportunidades de fomento disponíveis no país”, conclui Wajc.

O evento possui vagas limitadas e é aberto a todos os interessados - para fazer a inscrição, clique aqui

Confira a programação completa do evento:
14:30 - Apresentação PIPE/Fapesp: Como acessar essa oportunidade para o empreendedorismo de base tecnológica
15:00 - Estruturando o conteúdo tecnológico para um Projeto PIPE
15:30 - Cietec: Uma experiência na incubação e apoio às empresas do Programa PIPE
16:00 - Perguntas
17:00 - Encerramento

SERVIÇO - O evento será realizado no campus do IPT, localizado na Av. Prof. Almeida Prado, 532, no Prédio 31, entre 14h e 17h.