Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  25.08.17

Conexo IPT Alemanha


Membro do instituto Fraunhofer IPK entrega carta de intenção de cooperação no tema Transformação Digital ao IPT


O IPT recebeu na manhã de terça-feira, 22 de agosto, a visita de David Carlos Domingos, representante das atividades no Brasil do Fraunhofer IPK (Berlim, Alemanha). Foram avaliadas possibilidades de atuação conjunta em projetos de P&D e outras atividades de mútuo benefício, com visitas a diversas instalações de interesse no IPT. O objetivo da visita foi a entrega de uma carta de intenção de cooperação técnica entre os dois institutos, focada sobretudo nos temas Indústria 4.0, Cidades Inteligentes e Cidades Sustentáveis.

David Domingos (à esquerda) entrega carta de intenção à diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf
 
Durante a entrega da carta, foram apresentados projetos de ambas as instituições e chegou-se a um consenso de que as atividades são convergentes e complementares. Por exemplo, o IPT trabalha tanto com o desenvolvimento de novos materiais quanto com aplicações finais, e o IPK investe no desenvolvimento de equipamentos e novas tecnologias. Um caso concreto é o da Manufatura Aditiva, em que o IPT trabalha com novos materiais para produção de pó metálico para impressoras 3D, enquanto o IPK trabalha na tecnologia de impressão 3D.

O escopo da cooperação inclui também outros três institutos Fraunhofer (FOKUS, HHI e IZM), todos membros do Berlin Center for Digital Transformation. Foi programada para o futuro próximo uma visita ao Núcleo de Estruturas Leves, localizado em São José dos Campos.