Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  18.09.17

Novos mercados para MPMEs


IPT e Fiesp promovem seminário sobre qualificação das micro e pequenas empresas para expansão de negócios


Qualificar tecnicamente produtos e superar exigências técnicas para expansão dos negócios serão dois dos temas discutidos no seminário ‘Prepare sua Empresa para Atender Novos Mercados’ promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que será realizado no dia 26 de setembro no campus do IPT.

A responsável pelo Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT, Mari Tomita Katayama, apresentará as ferramentas do programa de apoio tecnológico às MPMEs para superar as exigências técnicas de mercados, enquanto o coordenador operacional do núcleo, João Carlos Martins Coelho, discutirá como qualificar tecnicamente os produtos para novos mercados.

Paulo César Brusqui de Almeida, da Investe/SP, falará sobre o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), uma das frentes de trabalho do SP Export, Programa Paulista de Apoio às Exportações.
Atendimento tecnológico no setor de plásticos para avaliação do processo produtivo feito pelo núcleo do IPT
 
O objetivo do projeto é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e expandindo os mercados para as indústrias iniciantes ou atuantes em comércio exterior.

A experiência do setor plástico na prospecção de novos mercados será abordada por Aleksander Richard de Assis, da Think Plastic Think Brazil, que foi criado em dezembro de 2003 como um programa de incentivo à exportação do plástico transformado brasileiro. O encontro no auditório contará ainda com o depoimento de dois empresários: Carlos Alexandre Cello, gerente industrial da Cardal Eletro Metalúrgica, que fabrica aquecedores, duchas elétricas, duchas frias, acessórios para banheiro e pressurizadores, e Carlos Eduardo Mazzoni Ristum, diretor da Rewood, que produz ‘madeira plástica’ a partir de resíduos industriais e fibras.

Uma visita aos laboratórios do Projeto Unidades Móveis (Prumo) do IPT e ao Laboratório de Instalações Prediais e Saneamento irá encerrar o seminário.

SERVIÇO – O seminário é uma iniciativa do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria da Fiesp e do Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT. O encontro acontecerá no auditório do Núcleo de Bionanomanufatura do IPT, Prédio 50, na Av. Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo.

O início do evento está agendado para 8h30 e o encerramento está previsto para 12h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.