Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  24.10.08

Transporte fluvial na Grande So Paulo


Seminário organizado pelo Departamento Hidroviário do Estado apresentou estudos


O IPT abrigou na última quarta-feira, dia 22, o Seminário “Navegação na Região Metropolitana de São Paulo”, que apresentou algumas das principais pesquisas desenvolvidas na área nos últimos cem anos – entre elas, duas feitas no IPT, em 1978 e 1982, pelos então pesquisadores Joaquim Riva e Paulo Carvalheiro – além de perspectivas da hidrovia no contexto logístico da Região Metropolitana de São Paulo.

Promovido pelo Departamento Hidroviário da Secretaria dos Transportes do Governo do Estado de São Paulo, o evento é fruto de um plano de resgate histórico que já inventariou pelo menos 60 estudos e projetos de navegação na Capital. “O objetivo é trazer esses estudos à tona para discutir o conjunto de idéias”, afirma Frederico Bussinger, diretor do Departamento Hidroviário, “e não partir do zero para pensarmos as perspectivas (...) de como se aproveitar o uso múltiplo das águas para o transporte comercial”.

Hoje, apenas 0,5% do volume de cargas é transportado pelas hidrovias do estado – que formam um “parque hídrico fantástico”, nas palavras de Bussinger –, em contraste com os 93% carregados sobre rodovias, segundo dados da Secretaria de Transportes. Inserir a hidrovia na logística da infra-estrutura é, segundo Bussinger, um objetivo do Governo do Estado.