Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  16.03.10

SP orienta setor petrolfero


IPT participa de evento sobre oportunidades para fornecedores da cadeia de óleo e gás


A Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), promove nesta quarta-feira, 17 de março, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, o primeiro de uma série de 10 eventos sobre oportunidades de negócios no setor de petróleo e gás natural.

Neste encontro, e nos subsequentes, serão apresentados aos empresários da região os mecanismos de participação nos cadastros de fornecedores da Petrobras e do CadFor (Sistema de Cadastro de Fornecedores para o Segmento Brasileiro de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural da ONIP), formado por nove operadoras internacionais que atuam na atividade petrolífera nacional. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no site www.onip.org.br/eventocadfor. Estão previstos investimentos na cadeia de óleo e gás da ordem de US$ 40 bilhões por ano até 2014.

Pesquisadores do IPT desenvolvem procedimentos para medição de petróleo e gás
 


O Cadfor é patrocinado pelas operadoras internacionais Anadarko, BG Brasil, Chevron, Devon, El Paso, Shell, Maersk, Repsol e Statoil. Ele entrou oficialmente em operação em fevereiro de 2008, com o objetivo de aumentar o conteúdo nacional nos investimentos das empresas associadas. Com uma única inscrição, os fornecedores nacionais têm a vantagem de fazer parte do cadastro, que serve como base de consulta para compra das nove operadoras.

Atualmente, existem 285 empresas cadastradas, enquanto outras 685 estão em fase de cadastramento. Os produtos e serviços prioritários para cadastramento estão relacionados às seguintes áreas: calderaria; elétrica; mecânica; equipamentos onshore e subsea; instrumentação; equipamentos de proteção individual; construção, manutenção e reparo naval; instalações e montagens industriais; manutenção industrial; serviços logísticos; apoio marítimo e instrumentação.

De acordo com o secretário-executivo da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo (Cespeg) e coordenador de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Desenvolvimento, José Roberto dos Santos, o objetivo do evento é atrair novos fornecedores para o ramo de petróleo e gás natural. “A atividade petrolífera está se expandindo e necessita cada vez mais de novos fornecedores de diversas áreas de suprimentos. O evento será uma oportunidade para as micro, pequenas e médias empresas paulistas entrarem nesse novo mercado, estimulando a economia local e a geração de emprego e renda no Estado de São Paulo.” O IPT participa do evento apresentando competências tecnológicas em áreas que vão da prospecção à produção de petróleo e gás, realizando ensaios, análises, pesquisa e desenvolvimento.