Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  21.09.17

reas contaminadas


Pesquisador do IPT faz quatro apresentações em conferência internacional realizada na Austrália


O pesquisador Leandro Gomes de Freitas, do Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas do IPT, participou entre os dias 10 e 14 de setembro da sétima edição da International Contaminated Site Remediation Conference – CleanUp 2017, como parte das atividades do seu Programa de Desenvolvimento e Capacitação no Exterior (PDCE). A conferência é um dos principais eventos mundiais sobre gerenciamento e remediação de contaminações ambientais, com foco principal em áreas contaminadas, e nesta edição incorporou a primeira edição da International PFAS Conference, para discussão de compostos fluorcarbonados, especificamente substâncias poli- ou per- fluoralquil, que são usadas em espumas de combate a incêndios, por exemplo.

Freitas apresentou quatro trabalhos na conferência, que foi realizada na cidade de Melbourne (Austrália), dos quais dois foram apresentações orais e dois pôsteres:
Freitas: participação na conferência com a apresentação de quatro trabalhos...
 
as duas primeiras trataram de técnicas de investigação de áreas contaminadas, tais como as sondas de imageamento em alta resolução para avaliação de áreas com ocorrência de gás metano no subsolo, e de um analisador portátil de fluorescência de raios X (XRF) para investigação de locais contaminados com arseniato de cobre cromatado (CCA), que é usado principalmente para tratamento de madeira. Os dois pôsteres abordaram o desenvolvimento e a validação de tecnologias de remediação para compostos organoclorados no solo e a modelagem ambiental aplicada a derramamento de produtos químicos.

“As apresentações foram bem sucedidas, com especial interesse dos participantes para os trabalhos de técnicas de alta resolução e da remediação para compostos organoclorados, pelo fato de envolverem aspectos de pesquisa aplicada e inovação”, afirma o pesquisador.

O pesquisador ainda participou de um workshop de oito horas de duração que tratou dos principais fatores para o sucesso das remediações com custo-benefício otimizado, ministrado por consultores da empresa Golder Associates. Além disso, realizou visitas técnicas incluídas na programação da conferência: ele conheceu uma planta de tratamento de solos contaminados pela técnica de dessorção térmica, das empresas EnviroPacific e Solve Altona, e as sedes da Agilent Technologies, na qual desenvolvem P&D para a fabricação de equipamentos analíticos,
...e visita à sede da Agilent Technologies, na qual desenvolvem P&D para a fabricação de equipamentos analíticos.
 
e do laboratório de análises químicas Eurofins, no qual teve contato com todas as etapas do recebimento, preparação e análise de amostras de matrizes ambientais.

A edição deste ano do evento teve cerca de 750 participantes, de 35 países, incluindo pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, consultores, provedores de serviços e suprimentos, empreendedores e contratantes da indústria, advogados, além de representantes de órgãos reguladores e do governo australiano. “A participação na conferência foi uma oportunidade de apresentar alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo IPT, além de realizar diversos contatos com importantes players e pesquisadores envolvidos com a questão das áreas contaminadas no cenário mundial”, conclui Freitas.