Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  04.10.17

Compsitos em fuselagem


IPT e Embraer fazem apresentação conjunta em seminário sobre projeto para aeronave a jato


A manufatura de seção de fuselagem traseira, pelo processo de deposição automatizada de fibra de carbono pré-impregnada, foi o tema da apresentação do pesquisador Wellington Lombardo de Nunes Mello, do Núcleo de Estruturas Leves do IPT, e do engenheiro Erich Robert Schaay da Embraer, no segundo dia da 2ª Semana de Composites Avançados Sampe Brasil, que acontece no Parque Tecnológico de São José dos Campos e no IPT até o dia 6 de outubro.

Os dois profissionais apresentaram o projeto realizado com o apoio da Embrapii, com nível de maturidade tecnológica 5, que contemplou o projeto do revestimento, com reforçadores em compósitos de fibra de carbono, de uma seção de fuselagem traseira de uma pequena aeronave a jato civil.
Fuselagem traseira ao lado do equipamento de deposição de fitas
 
Foi executada a simulação do comportamento estrutural da fuselagem como um todo, assim como a sua fabricação e montagem final.

Várias alternativas de projeto e produção foram testadas e analisadas em relação à sua efetividade para o processo de manufatura. Além disso, foi identificada uma região da fuselagem para realização de ensaios específicos por meio da manufatura de painéis representativos.

A equipe do IPT neste projeto foi composta por dois pesquisadores, um técnico em tempo integral e outros em tempo parcial. “Foi uma experiência com muito aprendizado, tanto tecnicamente quanto na colaboração com a equipe da Embraer,” comentou Mello.

Quer saber mais sobre o evento? Clique aqui.