Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  15.03.18

Conexo com a Alemanha


Delegação alemã visita IPT visando trabalhos conjuntos em transformação digital e manufatura aditiva


Na esteira de um encontro realizado em agosto de 2017, uma delegação alemã com membros do Institute for Production Systems and Design Technology (IPK) e do Institute for Machine Tools and Factory Management (IWF), da Alemanha, visitou as instalações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas no dia 09 de março. O objetivo da reunião foi estreitar ligações entre o IPT e quatro instituições alemãs pertencentes ao Berlin Center for Digital Transformation, com a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) entre as partes.


Segundo David Carlos Domingos, representante das atividades do IPK no Brasil, o encontro é benéfico aos institutos, uma vez que há uma intenção mútua de cooperação tecnológica entre ambos:
Eckart Uhlmann, um dos representantes do IPK, à direita, cumprimenta o diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf
 
"A aproximação é importante, pois busca facilitar o intercâmbio das atividades de pesquisa das instituições e o desenvolvimento conjunto de projetos, serviços e outras atividades de interesse mútuo, incluindo, mas não limitado à Indústria 4.0, às cidades inteligentes e às cidades sustentáveis". Para os dois últimos tópicos, o IPT já está desenvolvendo um projeto e deve enviar pesquisadores à Alemanha para estudar o assunto.

Além da assinatura do MoU, o encontro também contou com visitas ao Laboratório de Micromanufatura Industrial e ao Laboratório de Processos Metalúrgicos, além de reunião com uma equipe do Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade do IPT.