Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  27.03.18

Madeira no setor imobilirio


Novo curso para auxiliar especificação e compra de madeira é uma parceria entre Secovi-SP, IPT e FSC Brasil


Com informações do Secovi - SP

Muitas são as variáveis que influenciam o desempenho da madeira em obras e na mitigação de riscos aos processos no setor imobiliário, como especificação de espécies com características adequadas ao uso, compra do produto especificado no projeto, identificação e validação no recebimento e garantia de origem.

Para facilitar os processos que envolvam escolha, compra e recebimento de produtos madeireiros, a Universidade Secovi irá oferecer um curso sobre o tema, em parceria com o FSC Brasil e o Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A iniciativa acontece de 8 a 17 de maio, na sede da universidade e também por transmissão simultânea. As aulas serão ministradas por docentes das entidades parceiras.

Para Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi – SP) e um dos docentes, o caminho para a construção sustentável é irreversível e a capacitação dos profissionais de incorporadoras e construtoras é essencial:
Caminho para a construção sustentável é irreversível e a capacitação dos profissionais de incorporadoras e construtoras é essencial, aponta vice-presidente do Secovi - SP
 
“O tema é pouco abordado no mercado. As empresas precisam adquirir conhecimento sobre madeira legal”. Segundo ele, os ganhos para as empresas incluem desde a garantia da aquisição de madeira de modo legal e ambientalmente correto até a oportunidade de divulgar aos clientes a boa prática em um mercado que, gradativamente, valoriza empresas que são sustentáveis e ajudam a proteger o planeta.

Destinado aos profissionais de construtoras e incorporadoras, arquitetos e engenheiros, o curso inclui aspectos sobre como obter garantia e validação de informações da origem na compra de produtos madeireiros com o uso da madeira certificada nas construções Leed e Aqua. “A sustentabilidade de um setor só se torna viável com o comprometimento de todos os elementos da sua cadeia produtiva”, diz Ligia Ferrari T. di Romagnano, diretora do centro do IPT. “E o setor da construção civil paulista tem o poder econômico para direcionar o mercado nacional ao uso sustentável da madeira”.

O curso vai apresentar diferentes tipos de desempenho da madeira, as origens e forma de produção da madeira nativa e da madeira plantada, o funcionamento do mercado madeireiro, a maneira de mitigar riscos de imagem e como comprar o tipo de madeira apropriado de modo seguro e com garantia de origem responsável. O programa inclui abordagem sobre a importância da sustentabilidade na construção civil, as vantagens do consumo da madeira, as novas tecnologias, certificações e o manejo de baixo impacto.

“O setor da construção civil é o maior consumidor de madeira tropical do País”, completa Aline Tristão, diretora-executiva do FSC Brasil. “É fundamental que ele busque a origem dos produtos que compra e se una em prol de políticas públicas que favoreçam as boas práticas no setor”.

SERVIÇO – O curso ‘Madeira no setor imobiliário: especificação, compra e identificação’ será realizado entre os dias 8 e 17 de maio (terças e quintas-feiras), das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas aqui ou pelo telefone (11) 5591-1306.