Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  18.04.18

Guia para reas contaminadas


Manual para setor imobiliário, desenvolvido em uma parceria IPT, Secovi-SP e Aesas, será lançado em 26 de abril


Com informações do Secovi-SP

Empreendedores imobiliários e lideranças do Sindicato da Habitação (Secovi – SP) se reunirão no dia 26 de abril, das 8h às 12 h, com equipes técnicas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e da Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental (Aesas) para apresentar o guia ‘A produção imobiliária e a reabilitação de áreas contaminadas: contratação de serviços, responsabilidades legais e viabilidade de empreendimentos’.

O evento, que será realizado no campus do IPT, estarão em debate as tendências e os entraves no processo de reabilitação de áreas contaminadas, com base na Decisão de Diretoria Nº 038/2017/C e da Instrução Técnica Nº 39/2017 da Cetesb.

Fernando José Gomes Landgraf, diretor-presidente do IPT, Emilio Kallas, vice-presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP, Thiago Gomes, presidente da Aesas,
'A produção imobiliária e a reabilitação de áreas contaminadas: contratação de serviços, responsabilidades legais e viabilidade de empreendimentos' é o título do guia que será lançado em uma parceria das três instituições
 
e Cláudia Echevenguá Teixeira, diretora do Centro de Tecnologias Geoambientais do IPT, participam da abertura do evento.

O guia será apresentado pela pesquisadora Marcela Maciel de Araújo, do Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas do IPT. Geraldo do Amaral Filho, diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb, discutirá a gestão de reutilização de áreas contaminadas por empreendimentos imobiliários, enquanto Rivaldo França de Mello Júnior, da Aesas, e Rodrigo Bicalho, do Secovi-SP, tratarão dos aspectos técnicos e jurídicos do tema, respectivamente.

O evento será encerrado com um debate entre Marcelo Terra e Ana Paula Dominguez da Costa, do Secovi-SP, Alexandre Magno de Sousa Maximiano, da Aesas, e Nestor Kenji Yoshikawa, do Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas do IPT, com moderação do arquiteto e urbanista Eduardo Della Manna.

As vagas são limitadas e sujeitas à confirmação. As inscrições gratuitas devem ser feitas diretamente pela internet clicando aqui.