Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  20.04.18

Turismo paulista


Curso oferecido pela Plataforma Pró Munícipios, em parceria com a SDECTI, auxilia cidades com potencial turístico


Município de Interesse Turístico (MIT) é uma classificação criada pela lei estadual complementar nº 1.261 para cidades que apresentam potencial no setor turístico e recebem recursos anualmente do Governo do Estado de São Paulo para fomento da atividade. Algumas características são necessárias para que essa classificação seja pleiteada, como o próprio potencial turístico, a existência de meio de hospedagens, e pontos de alimentação e informação, entre outros.

Para disponibilizar aos municípios orientações básicas para o oferecimento de produtos turísticos de qualidade, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) ofereceu a primeira edição do curso ‘Identificação dos interesses turísticos do município’ no dia 17 de abril em seu campus de São Paulo.

O IPT ofereceu a primeira edição do curso ‘Identificação dos interesses turísticos do município’ no dia 17 de abril em seu campus de São Paulo
 
Responsável por ministrar as aulas, a pesquisadora Maria Cristina Jacinto de Almeida, do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental, explica que a proposta para o tema do curso surgiu a partir de outros trabalhos realizados no setor. “Nós também identificamos que os planos diretores que chegavam à Secretaria de Turismo estavam abaixo do padrão esperado. Então tivemos a ideia de passar algumas informações básicas para que os municípios possam elaborar esses planos ou fiscalizar os que contratam de maneira mais adequada”, completa ela.

O curso, que abordou aspectos conceituais básicos do turismo e processos históricos de inventariação, assim como formas de realização de levantamento dos produtos turísticos, instrumentos e ferramentas para gerenciar a atividade, foi oferecido por meio da Plataforma Pró Municípios.

A plataforma é uma ferramenta que auxilia gestores públicos com conhecimento técnico em engenharia e tecnologia, oferece cursos e apoia o planejamento, a gestão e execução de políticas públicas. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) do estado de São Paulo.

A funcionária da secretaria de turismo Cristiane Araújo de Oliveira Silva veio de Vargem Grande do Sul, município do sudeste paulista que fica a cerca de 240 quilômetros da capital, para assistir às aulas. Ela afirma que o curso veio em um momento propício: “Estamos vivendo exatamente o instante em que esse assunto de interesse turístico está em pauta na cidade. Muitas experiências trocadas aqui e o diálogo com a instrutora certamente serão de grande ajuda”.