Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  02.07.18

Aproximao com municpios


IPT e APM assinam convênio visando cooperação técnica para atendimento a demandas das cidades


Na manhã do dia 29 de junho, o presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Carlos Alberto Cruz Filho, se reuniu com a diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Zehbour Panossian, para a assinatura de um termo de cooperação técnica que visa o estabelecimento de trabalhos conjuntos para atender às demandas municipais e intermunicipais.


Carlos Alberto Cruz Filho, presidente da APM, e Zehbour Panossian, diretora-presidente do IPT
 
O encontro foi marcado pela apresentação do projeto Cidades Inteligentes, em curso no Instituto e cuja assinatura ocorreu no dia anterior, em evento no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo é que, em um futuro próximo, os resultados consistam em uma grande vitrine de soluções tecnológicas para os gestores paulistas. Agostinho Tadashi Ogura, diretor de Inovação e Negócios do IPT, apontou que a contrapartida dos municípios no processo é importante. “O entendimento das necessidades das prefeituras em seus serviços públicos é um norteador do nosso trabalho. Precisamos saber como essas soluções podem ser aplicadas nos municípios”, apontou.

Além do projeto, a reunião teve como foco a apresentação dos primeiros resultados da Plataforma Pró-Municípios, lançada em fevereiro pelo Instituto. Segundo Alex Vallone, gestor de parcerias públicas do IPT, a transferência de conhecimento através dos cursos realizados no âmbito da Plataforma têm sido o principal interesse dos 86 municípios inscritos no piloto do projeto. “Foram 11 turmas e 186 participantes, com avaliações predominantemente positivas. Além de o tempo ser otimizado e o custo diluído, há um interesse em se capacitar por parte das prefeituras, nos mais diversos assuntos. Estamos atentos às necessidades expostas pelos participantes para a escolha dos próximos temas”, explicou.

Além do espaço mensal na revista da APM, na qual o IPT já publica trabalhos técnicos, o presidente da associação apontou para a oportunidade de tornar o Instituto mais presente junto aos municípios. “Gostei muito do que foi apresentado aqui hoje, tanto com relação a Cidades Inteligentes quanto à Plataforma. Vamos abrir caminhos para que essa aproximação entre IPT e municípios, que é benéfica para todos, seja mais intensa daqui para frente através da atuação junto à APM”, enfatizou Cruz Filho.