Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  01.05.10

Competncia em materiais de construo


Laboratório do IPT passa por avaliação e é recomendado para acreditação junto ao Inmetro


No período de 12 a 16 de abril, o Laboratório de Materiais de Construção Civil do Centro de Tecnologia de Obras de Infraestrutura do IPT, o LMCC, passou por uma rigorosa avaliação técnica. Ela foi feita em auditoria do Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo é obter a acreditação junto ao órgão, autoridade nacional em metrologia e normalização, visando à qualidade dos produtos industriais brasileiros. Hoje, são cerca de 15 os laboratórios acreditados no IPT.

Pesquisador Valdecir Quarcioni é responsável pelo LMCC
 


Segundo o pesquisador Valdecir Quarcioni, responsável pelo LMCC, são três as áreas do laboratório em processo de acreditação: concreto, revestimentos e química de materiais de construção. “Há cerca de cinco anos criamos o laboratório, que reuniu as áreas de química, concreto, revestimentos e petrologia. Uma vez consolidado o laboratório, pedimos acreditação para uma ‘família’ de ensaios que fazemos e que contempla a maior parte das demandas de empresas da construção civil ao IPT. Serão cerca de 70 ensaios acreditados, balizados por normas e métodos da ABNT, referentes a cimento, cal, concreto, argamassas (colantes, de rejunte e assentamento), placas cerâmicas, tintas para construção civil e pó para extinção de fogo. Neste quesito, seremos o primeiro laboratório brasileiro acreditado pelo Inmetro para caracterização física e química desses pós.”

Ensaio de determinação de óxido de cálcio em cal hidratada foi indicado para acreditação pelo Inmetro
 


Para Claudia Mizuta, responsável pela Coordenadoria de Gestão da Qualidade no IPT, a recomendação para acreditação feita pela auditoria representa cerca de 80% do caminho andado. “É um verdadeiro ‘selo de competência técnica’ concedido pelo Inmetro, um reconhecimento formal do órgão que tem repercussões importantes no mercado. No caso da construção civil, as empresas estão transformando em regra a encomenda de ensaios somente aos laboratórios acreditados junto ao Inmetro.” Este fato torna-se ainda mais relevante, levando-se em conta as perspectivas de investimentos em obras públicas nos próximos anos e as demandas induzidas por elas, especialmente as dos grandes clientes.

Mais detalhes e contatos, clique aqui