Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  12.05.10

Inovao Brasil-Sucia


Diretor do IPT participou nesta quarta-feira (12) de encontro Brasil-Suécia com foco em inovação e sustentabilidade


Na manhã de quarta-feira, dia 12 de maio, o diretor de Inovação do IPT, Fernando Landgraf, foi o moderador da seção “O panorama da inovação nos cenários brasileiro e sueco”, na primeira edição do “Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-Suécia”. Landgraf acredita que esta foi uma boa oportunidade para os dois países. “Temos interesse na cooperação sueca, especialmente no campo da gaseificação de biomassa. Eles têm uma experiência importante na área por serem grandes produtores de madeira, gerando grande quantidade de resíduos. O Brasil enfrenta desafio semelhante com os resíduos da cana.”

O evento, organizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Agência Sueca de Inovação (Vinnova), realizou-se em São Paulo e teve por objetivo identificar e desenvolver formas de cooperação e recomendações técnicas para os setores público e privado. Reuniu lideranças da indústria, governo e academia do Brasil e da Suécia para discutir oportunidades de parceria nos setores de transporte e saúde.

Inovação e sustentabilidade foram focos do encontro
 


A programação do evento previu a apresentação de um panorama econômico dos mercados na Suécia e no Brasil, identificando os fatores de atração e as técnicas de inovação. A ideia foi integrar ações que já são realizadas nos dois países com foco na competitividade, internacionalização de empresas e desenvolvimento sustentável.

Participaram do encontro a embaixadora da Suécia no Brasil, Anikka Markovic; a diretora da Vinnova, Charlotte Brogren; o diretor da ABDI, Clayton Campanhola; o diretor do Departamento de Complexo Industrial e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde, Zich Moysés Júnior; o presidente da Volvo Bus Latin America, Per Gabell; o diretor da Vale Soluções em Energia, Márcio Brasileiro, entre outras autoridades.