Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  01.07.10

Corroso em destaque


IPT participa do maior evento internacional do setor em Fortaleza e ganha prêmio em projeto com Petrobras


O Laboratório de Corrosão e Proteção (LCP) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas participou no mês de maio do maior evento internacional de corrosão que acontece no Brasil, o Intercorr. Os quatro dias de reunião na cidade de Fortaleza (CE) reuniram a comunidade técnica e científica de universidades, institutos de pesquisas e empresas, em um total de 934 participantes, que puderam assistir à participação do IPT em oito trabalhos técnicos, duas mesas-redondas e uma conferência plenária, ministrada pela Dra. Zehbour Panossian, responsável pelo LCP.

O Intercorr engloba diversos eventos e nesta edição, entre todos os trabalhos técnicos apresentados no 30º Congresso Brasileiro de Corrosão, o Prêmio Professor Vicente Gentil foi outorgado ao IPT e à Petrobras pelo estudo “Causas da ocorrência de pites em cupons de aço carbono”. A recente identificação de pites (pequenas cavidades) em cupons retirados de dutos sem histórico de problemas e com valores baixos de taxas de corrosão levou pesquisadores do IPT e da Transpetro à investigação das causas da ocorrência.

Zehbour Panossian, responsável pelo Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT
 


Segundo os pesquisadores, os dutos de transporte de petróleo e seus derivados têm o seu processo corrosivo interno monitorado por meio de informações obtidas por cupons de perda de massa, dados de sonda de resistência elétrica e biocupons. Os cupons instalados são retirados periodicamente e submetidos a quantificação das taxas de corrosão e da profundidade de pites. Com base nos valores registrados, os dutos recebem uma classificação que serve de referência para a implantação de medidas corretivas ou preventivas.

O estudo foi realizado por dois pesquisadores do IPT, Neusvaldo L. de Almeida e Vanessa Y. Nagayassu, e pelo técnico Adriano G. Bernal, em parceria com três colaboradores da Petrobras (Lorena Tiroel, Eduardo Laurino e Vinícius Jorge).

CONFERÊNCIA E TRABALHOS TÉCNICOS - “Novas tecnologias para reparo e proteção contra corrosão de concreto armado” foi o tema da conferência plenária apresentada por Zehbour Panossian no evento. A pesquisadora apresentou os principais fatores desencadeadores da corrosão em armaduras e as medidas tomadas para prevenção e reparação, como o uso de inibidores, de revestimento da superfície de concreto, de revestimento da armadura e a aplicação de técnicas eletroquímicas, como a proteção catódica. Os outros sete trabalhos técnicos apresentados pelo IPT incluem, além da parceria com a Petrobras, a participação de empresas (Brasmetal e 3M) e universidades (Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP).

Todos os trabalhos apresentados pelo IPT no Intercorr estão disponíveis para download no final desta página:

TRABALHOS TÉCNICOS

Causas da ocorrência de pites em cupons de aço carbono
IPT: Neusvaldo Lira de Almeida, Adriano Garcia Bernal, Vanessa Yumi Nagayassu;
PETROBRAS: Lorena Cristina de Oliveira Tiroel, Eduardo Wlaudemir Laurino, Vinícius de Ávila Jorge.

Comportamento de camadas fosfatizadas frente à corrosão e ao atrito
IPT: Célia A. L. dos Santos, Zehbour Panossian;
POLI/USP Eng. Mecânica: Maria Cristina M. Farias, Amílton Sinátora;
BRASMETAL WAELZHOLZ: Edwilson Leite, Antenor F. Filho.

Corrosividade do etanol anidro, do etanol hidratado e da mistura combustível E25 (25 % etanol/75% gasolina)
IPT: Anna Ramus Moreira, Zehbour Panossian, Gislaine Maria Bragagnolo Nunes, Célia Lino Aparecida dos Santos;
3M do Brasil: Marcelo Gandur, Emerson Monteiro de Souza.

Durabilidade de estruturas de concreto em ambiente marinho: estudo de caso
IPT: Adriana Araújo, Zehbour Panossian

Estudo do mecanismo de eletrodeposição do cobre a partir do HEDP por meio da técnica eletroquímica de medição do potencial de circuito aberto
IPT: Cristiane Vargas Pecequilo, Zehbour Panossian.

Estudos de corrosão em meio de etanol
IPT: Célia A. L. dos Santos, Zehbour Panossian;
PETROBRAS: Gutemberg de Souza Pimenta.

Evaluation of anticorrosive coatings for tanker walls to transport oil in a high salinity environment, in the presence of tension, temperature and CO2
IPT: Neusvaldo Lira de Almeida, Adriano Garcia Bernal;
PETROBRAS: Victor Solymossy, Flavio Augusto Serra, Joaquim Pereira Quintela.

Um novo critério termodinâmico e uma nova metodologia para verificar a probabilidade de corrosão CA em dutos enterrados
IPT: Zehbour Panossian, Sérgio Eduardo Abud Filho, Neusvaldo Lira de Almeida, Mário Leite Pereira Filho, Diogo Lima e Silva;
PETROBRAS: Eduardo W. Laurino, João Hipólito de Lima Oliver, Gutemberg de Souza Pimenta, José Álvaro de Carvalho Albertini.


CONFERÊNCIA PLENÁRIA

Novas tecnologias para reparo e proteção contra corrosão de concreto armado
IPT: Zehbour Panossian.