Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  13.08.10

Adeus, Senhor IPT


Faleceu na tarde da última sexta-feira o doutor Alberto. A comunidade ipeteana solidariza-se com os familiares e homenageia o “Senhor IPT”


No início da tarde da última sexta-feira, dia 13 de agosto, faleceu o doutor Alberto Pereira de Castro. Deixou um legado de conhecimento e o exemplo de uma conduta ética. Segundo o presidente João Fernando Gomes de Oliveira, doutor Alberto era uma referência para todos e, em 18 anos de trabalho intenso, esteve sempre no centro das decisões que marcaram os grandes processos de transformação e de crescimento do instituto. “Até hoje, sempre que possível, diretores do IPT iam à casa do doutor Alberto pedir conselhos e aprender com sua sabedoria.”
doutor Alberto fez parte do patrimônio humano do IPT. Esta foto foi tirada em sua última visita ao Instituto, em 2008
 

Doutor Alberto nasceu em 1915 na cidade goiana de Mineiros. Formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP em 1938 e especializou-se em Metalurgia. Foi diretor superintendente do IPT entre 1968 e 1985, diretor vice-presidente entre 1995 e 1996 e presidente de 1996 a 2005. Pela sua dedicação e incontáveis contribuições ao instituto, ganhou um apelido-homenagem: “Senhor IPT”.

Entre os ensinamentos do “Senhor IPT” às novas gerações de profissionais da tecnologia, foi marcante a percepção da mudança. “A tecnologia precisa de mecanismos de entrega, que eu chamo de delivery mechanisms. Eles pressupõem relações multiplicadoras envolvendo institutos de pesquisa, indústrias, escritórios de engenharia, governo e escolas. Quando percebemos que os delivery mechanisms não estão funcionando, é hora de agir diferente.”

Serviço – A missa de sétimo dia será no próximo sábado, dia 21, às 19:30h, na Paróquia Nossa Sra do Mont Serrat - Igreja Matriz, na Rua Senador Feijó, 64, em Cotia, São Paulo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                                                      
O Jornal "O Estado de SP" publicou no Caderno Metrópole, página C6 - Seção Falecimentos, do dia 14 de agosto, uma nota sobre o falecimento do "Senhor IPT". Confira abaixo na imagem:

Nota de 14/08/2010 do Jornal O Estado de São Paulo