Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  10.09.10

Medio de baixssimas presses


IPT amplia capacidade para calibração de instrumentos com sensibilidade para pressões inferiores à atmosférica


Mensurar com exatidão níveis de baixíssima pressão e vácuo, significativamente inferiores aos da pressão atmosférica, é importante para a indústria. Por exemplo, para avaliação da conformidade de componentes do setor automotivo, controle de processos do setor de petróleo e gás, monitoramento das condições de salas limpas, produção de insumos farmacêuticos e determinação da altitude de aeronaves.

A calibração dos transdutores e instrumentos utilizados em medições de baixíssimas pressões é a base no processo de comprovação metrológica. É por meio dela que se proveem informações para avaliar o atendimento aos requisitos metrológicos do equipamento de medição, assegurando a rastreabilidade potencial dos resultados das medições.
Balança de pressão para calibração de medidores de baixíssimas pressões
 

Por isso, o Laboratório de Metrologia Mecânica do IPT tem investido na modernização de suas instalações para calibração em baixíssimas pressões. “Com a recente atualização da nossa balança de pressão para operar no ‘modo de pressão absoluta’, viabilizamos o atendimento à crescente demanda por esse tipo de serviço especializado”, informa Crhistian Baldo, diretor do Centro de Metrologia Mecânica e Elétrica (CME) do IPT.

Serviço tecnológico - O Laboratório de Metrologia Mecânica do IPT oferece o serviço de calibração para baixíssimas pressões acreditado pelo Cgcre/Inmetro na faixa de 10 Pa a 15 kPa, com melhor capacidade de medição de ±(8 mPa + 30 ppm da leitura). Para mais informações: labmetro@ipt.br.