Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  04.10.10

Workshop Macios Rochosos


Pesquisadora do IPT apresentará trabalho sobre o estado da arte na medida de tensões in situ


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) promoverá na próxima quinta-feira, 7 de outubro, o workshop “Tensões em Maciços Rochosos”. A engenheira civil Eda Freitas de Quadros, da Seção de Geotecnia do IPT, participará do evento com uma palestra sobre o estado da arte nas medidas de tensões nas rochas in situ.

Na engenharia civil, de minas e de petróleo, a análise de estabilidade dos túneis, shafts, cavernas e poços de exploração depende do conhecimento da distribuição e da magnitude das tensões no entorno das escavações. “Na natureza, os maciços estão submetidos a um estado de tensões em todas as direções e, na engenharia de rochas, as tensões in situ desempenham um papel fundamental no projeto das obras”, explica Eda. Nos últimos 40 anos, explica a pesquisadora, o conhecimento das técnicas de caracterização em maciços rochosos avançou bastante, o que está permitindo estudos em profundidades que atingem quilômetros na crosta.

Eda: estabilidade de túneis e poços de exploração depende do conhecimento das tensões no entorno das escavações
 


O workshop será realizado entre 13h e 18h no Auditório Cid Vínio, no prédio 36 do campus do IPT, localizado na Avenida Professor Almeida Prado, 532, na Cidade Universitária, em São Paulo. Os outros palestrantes do evento são os geólogos Milton Kanji (Shaft Engenharia) e Fabio Soares Magalhães (BVP Engenharia e Projetos), o engenheiro geólogo João Luiz Armelin (Furnas Centrais Elétricas) e o engenheiro civil Tarcísio Barreto Celestino (Escola de Engenharia de São Carlos).

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail eventos@ipt.br.