Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  05.10.10

Reduo no consumo de combustveis


Braskem divulga trabalho desenvolvido pelo IPT que levou a economia de US$ 300 mil


Em junho deste ano, representantes da Braskem divulgaram no evento ‘2010 Honeywell Users Group Americas Symposium’, em Phoenix (EUA), que um trabalho realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) nas caldeiras da unidade da empresa em Triunfo (RS) gerou economia de US$ 300 mil em um ano.

Unidade em Triunfo (RS): monitoramento por 15 dias e 11 testes realizados
 

As caldeiras 2 e 3 da Braskem possuem queima tangencial, operam com carvão mineral e efluentes gasosos e líquidos da planta como combustível. Esses equipamentos foram monitorados pela equipe do Laboratório de Energia Térmica, Motores, Combustíveis e Emissões (LETMCE) do IPT visando ao levantamento de dados para o cálculo do rendimento térmico pelos métodos direto e indireto.

O monitoramento, com duração de 15 dias, constou do acompanhamento das principais variáveis operacionais das caldeiras, utilizando-se instrumentação do IPT e cativa dos equipamentos, e da coleta para análises laboratoriais de amostras de combustível e de material (‘cinzas’) que é retirado pelo fundo das fornalhas, economizadores, trocadores de calor e precipitadores eletrostáticos. Foram realizados 11 testes, que diferiram pelas condições de operação das caldeiras.

O levantamento permitiu que fossem observados, também, outros aspectos relacionados aos equipamentos, tais como: emissão de poluentes atmosféricos, infiltrações de ar de combustão e ambiente na linha de gases, instrumentação e técnicas empregadas na medição da vazão de carvão.

A partir da metodologia de cálculo de rendimento desenvolvida pelo LETMCE foi configurado um programa que, anexado ao sistema supervisor das caldeiras (“Honeywell”), permite que os valores obtidos sejam disponibilizados em tempo real à equipe de operação, permitindo ajustes e consequente redução no consumo de combustíveis.

Os bons resultados alcançados no desenvolvimento do trabalho permitiram sua apresentação no XVIII COBEQ - Congresso Brasileiro de Engenharia Química, realizado em Foz do Iguaçu nos dias 19 a 22 de setembro deste ano. Ele foi apresentado pelo pesquisador Renato Vergnhanini, gerente do projeto, com o título ‘Metodologia de cálculo e de acompanhamento on-line do rendimento térmico de caldeiras multicombustível’ e apoio financeiro da Braskem.