Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  06.10.10

Congresso de geologia


Pesquisadores do IPT apresentaram trabalhos no Congresso de Geologia em Belém/PA


Evento reuniu mais de mais de 3000 profissionais da área de geociências
 

Os pesquisadores Marcelo Gramani, Claudio Ridente, Zeno Hellmeister e Luiz Antonio Pereira de Souza, o Laps, do Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas do IPT, participaram do “45º Congresso Brasileiro de Geologia”. O evento realizou-se no período de 26 de setembro a 1º de outubro em Belém, Pará. Segundo os organizadores, participaram do evento mais de 3000 profissionais da área de geociências ligados a empresas, universidades e instituições de pesquisa do Brasil, França, Estados Unidos, Finlândia, Camarões, Venezuela, Colômbia e Argentina, entre outros.

O congresso reuniu especialistas renomados em diversos países, debatendo a importância das geociências no contexto do desenvolvimento e das mudanças globais. Pesquisadores do IPT produziram os seguintes trabalhos apresentados na programação do congresso:

Aplicação de métodos sísmicos em estudos de dinâmica fluvial: o exemplo do rio Araguaia”;

Métodos geofísicos aplicados ao monitoramento de reservatórios”;

Importância dos métodos geofísicos no estudo de áreas de descarte”;

Análise geológico-geotécnica e hidrogeológica dos processos erosivos situados na bacia hidrográfica do córrego Santa Maria, bairro Jardim Modelo, em Brotas/SP”;

Erosões urbanas em cabeceiras de drenagem no município de Monte Alto/SP”;

Suspended sediment quantification – the hidrographic basin of reservoir of PCH – Anhanguera, middle Sapucaí river, northwestern state of São Paulo”.