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  13.10.10

Radares fixos de olho nas rodovias


IPT dá suporte técnico ao DER em licitação para compra de equipamentos inteligentes que irão monitorar estradas de SP


Equipe do Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade do IPT, o Ciam, liderada pela pesquisadora Ely Bernardi, apóia tecnicamente órgãos do governo de São Paulo em grandes aquisições de produtos e serviços tecnológicos. Um exemplo recente foi o do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de São Paulo que, depois de aprovar no quesito preço os sistemas de radares fixos oferecidos por quatro empresas, queria comprar o produto de melhor tecnologia para atender as exigências do edital. Dois fornecedores foram aprovados.

Segundo Ely Bernardi, o conhecimento técnico é ferramenta indispensável para que o poder público possa adquirir a melhor tecnologia para suas demandas ao menor preço. “A lei das licitações orienta bem a questão preço, mas no caso de equipamentos inteligentes para controle de tráfego, que contam com recursos e softwares específicos, são necessários testes e ensaios em escala real. Órgãos governamentais precisam de assessoria especializada nestas aquisições. Foi assim com a Companhia de Engenharia de Tráfego em 2007/2008 e agora com o DER. Além do Ciam, que coordena os trabalhos, contamos também com o apoio do Centro de Integridade de Estruturas e Equipamentos, o Cinteq.”

Sistema de radar testado pelo IPT...
 


Os testes dos equipamentos, critérios de desempenho e índices de aproveitamento foram definidos no edital do DER, que encarregou-se também de instalar central de dados numa unidade de atendimento (UBA) e equipamento de referência no campo de provas – um trecho da rodovia Anchieta – para comparação de resultados. O IPT detalhou a metodologia adequada à realização dos ensaios.

COMO FUNCIONA – “Basicamente – disse Ely – o radar fixo detecta a passagem de um carro por meio de ‘laço magnético’. Cria-se um campo de indução eletromagnética que se altera com a passagem de massa metálica e dispara um dispositivo fotográfico de alta resolução focalizando a placa do veículo. A leitura da placa é feita por um software OCR similar ao dos scanners para reconhecimento de caracteres e enviado para um sistema computadorizado. De lá, a informação segue por radiofrequência para uma base de dados do Governo de São Paulo que integra informações da segurança pública.
...em vias de movimento intenso
 
O sistema de radar tem recursos multifuncionais e pode, por exemplo, identificar se o veículo foi roubado. Se for o caso, a informação é repassada ao posto policial da própria estrada que fará a averiguação.”

Segundo Ely, a exposição das empresas aos testes tecnológicos é vantajosa não só para o governo, mas para elas mesmas. “Os ensaios mostram na prática que às vezes algumas empresas não estão bem preparadas para o serviço solicitado, o que é importante pois o órgão público precisa saber com segurança o que está comprando. Mas ao mesmo tempo essas empresas têm a oportunidade de comparar e aperfeiçoar seus produtos para atender a outras licitações que virão.”