Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  18.10.10

Semana Nacional de C&T


IPT recebe alunos de escola técnica com palestra sobre sustentabilidade e concurso cultural



O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) é uma das 4.653 instituições participantes da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010 – SNCT”. O evento começou na segunda-feira, dia 18, e vai até o próximo dia 24 de outubro. O tema da edição deste ano do evento é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.

Na tarde do dia 18, o IPT recebeu 120 alunos da Escola Técnica Guaracy Silveira, localizada no bairro paulistano de Pinheiros. Os estudantes, com idades entre 15 e 18 anos, foram convidados a participar do concurso cultural promovido pelo IPT em comemoração à SNCT 2010, devendo elaborar histórias em quadrinhos sobre os temas apresentados na visita. Para isso, assistiram à palestra intitulada “O desenvolvimento de tecnologias para a sustentabilidade do planeta”, proferida pelo presidente do IPT, professor João Fernando Gomes de Oliveira. A palestra foi transmitida em tempo real pela internet com apoio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo, Fundap. Em seguida, participaram de visitas monitoradas às instalações laboratoriais do túnel de vento atmosférico, no Centro de Metrologia de Fluidos, e ao tanque de provas do Centro de Engenharia Naval e Oceânica do instituto.

Segundo Oliveira, o IPT possui um plano estratégico para o futuro. “Nós pretendemos realizar grandes esforços em tecnologias sustentáveis, o que está caracterizando o nosso Instituto como um agente que tem sustentabilidade em tudo o que é feito”. Para ele, as tecnologias precisam ter compromisso ambiental, a exemplo de pesquisas como as do silício grau solar, remediação de áreas contaminadas e estruturas leves. “O objetivo é melhorar o desempenho e economizar materiais que são críticos em termos de recursos naturais. Precisamos gastar menos energia, fazer com que produtos durem mais e poluam menos. O desafio é inovar para que as novas tecnologias possam garantir a sustentabilidade. Algumas megatendências mundiais destacam energias renováveis, globalização, tolerância zero a defeitos, produtos ecologicamente corretos, preços baixos com alto valor agregado, segurança, bem-estar e saúde.”
Alunos tomam nota da palestra que servirá de base para a criação das HQs
 

CONCURSO - Os alunos participam de um concurso cultural criando histórias em quadrinhos sobre tecnologia e sustentabilidade, sendo o suporte temático a palestra e as visitas ao IPT. No dia 29 de outubro os cinco trabalhos vencedores serão divulgados no site do instituto. Os três primeiros colocados serão premiados com uma assinatura semestral da Revista Pesquisa Fapesp, cujo objetivo é difundir e valorizar os resultados da produção científica e tecnológica brasileira.

Foi feita exposição de humor gráfico sobre ciência e tecnologia da série intitulada “Os Cientistas em Quadrinhos”. O jornalista e cartunista João Garcia, da Assessoria de Imprensa do IPT, é o principal responsável pela criação e produção. Clique aqui e acesse cartuns inéditos sobre sustentabilidade.

De acordo com os organizadores da semana, ligados ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o objetivo do evento é “promover atividades de divulgação científica, estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população”. Em 2009, foram realizadas cerca de 25 mil atividades, em quase 500 municípios brasileiros.

 
  • SNCT 2010 no IPT