Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  05.11.10

Engenharia alem


VDI visita IPT e demonstra interesse em projetos sustentáveis


Representantes da VDI (Associação de Engenheiros Alemães), considerada a maior associação tecnológico-científica da Europa com 135 mil associados, 17 departamentos específicos e cinco áreas de competência, visitaram o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) no dia 21 de outubro. Participaram também representantes da VDI Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha), fundada em 1956 em São Paulo, e desde 2008 trabalham em parceria com a AHK São Paulo - Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

O diretor-presidente do IPT, João Fernando Gomes de Oliveira, apresentou o plano estratégico do IPT com pesquisas do silício grau solar, remediação de áreas contaminadas e estruturas leves, destacando desafios para a inovação tecnológica no Brasil.
Visitantes conhecem tanque de provas do laboratório de hidrodinâmica do IPT
 

Willi Fuchs, vice-presidente da VDI-Alemanha, mostrou o interesse do país em energias renováveis e no desenvolvimento sustentável em construção civil. Edgar Horny, que preside a VDI-Brasil, explicou o motivo da visita. “O IPT é um importante centro de pesquisas, uma referência em inovação na área científica e tecnológica, o que pode garantir grande troca de informações e conhecimento entre os dois países.”

A visita proporcionou-lhes a oportunidade de conhecer as instalações do laboratório de hidrodinâmica do Centro de Engenharia Naval e Oceânica do IPT, em que são realizados testes com modelos em escala, e do Laboratório de Corrosão e Proteção (LCP) do Centro de Integridade de Estruturas e Equipamentos, cuja infraestrutura é dedicada ao estudo da corrosão e proteção de equipamentos e estruturas metálicas.