Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  16.11.10

Combusto industrial


Engenheiros passam uma semana no IPT recebendo informações sobre tecnologia de combustão e seus impactos


A edição deste ano do tradicional curso de combustão industrial do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ministrado regularmente desde 1986, contou com a participação de 37 engenheiros, representando 31 empresas de várias regiões do país (11 Estados e 27 cidades), entre elas, Petrobras, Braskem, Usiminas, Votorantim, Samarco e Vale do Rio Doce. Essas empresas atuam em 14 diferentes setores industriais. O curso foi ministrado de 8 a 12 de novembro.

Curso contou com a participação de 37 profissionais que representam 14 diferentes setores industriais
 

Renato Vergnhanini, coordenador do curso e pesquisador do Laboratório de Energia Térmica, Motores, Combustíveis e Emissões (LETMCE), do IPT, ressalta que esse tipo de atividade significa que o Instituto está cumprindo duas de suas principais missões - apoio tecnológico ao setor produtivo nacional e disponibilização do conhecimento adquirido por sua equipe. O pesquisador ressalta ainda que os cursos vêm trazendo desdobramentos negociais importantes - as empresas representadas no curso são clientes potenciais do LETMCE e é comum elas procurarem o laboratório, após o curso, para a contratação de estudos e serviços.

No curso, em 40 horas-aula, são ministrados conceitos teóricos referentes à queima e poluição atmosférica de combustíveis gasosos, líquidos e sólidos, aspectos tecnológicos ligados aos equipamentos de combustão, informações sobre a instrumentação de monitoria e controle do processo e aspectos práticos, advindos da atuação do LETMCE no meio industrial.

Desde o início, o LETMCE vem ministrando o curso de forma aberta ou individualizada para empresas. Parcela majoritária de seus participantes é constituída por engenheiros das principais indústrias do país, envolvidos em atividades de projeto, desenvolvimento, operação, gerenciamento ou análise de equipamentos de combustão.