Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  18.11.10

Sustentabilidade em HQ


IPT premia histórias em quadrinhos sobre sustentabilidade feitas por alunos da ETEC Guaracy Silveira


Na tarde do dia 17 de novembro, integrantes da comissão julgadora do concurso cultural de quadrinhos sobre sustentabilidade, promovido pelo IPT dentro da sua programação na “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010”, liderada nacionalmente pelo MCT, entregaram prêmios e certificados aos cinco destaques e uma menção. Os concorrentes eram os 120 alunos do curso de meio ambiente da Escola Técnica Guaracy Silveira, que participaram de evento no dia 18 de outubro. Assistiram a uma palestra do presidente do IPT, João Fernando Gomes de Oliveira, sobre “O desenvolvimento de tecnologias para a sustentabilidade do planeta”. Depois visitaram as instalações do túnel de vento atmosférico, no Centro de Metrologia de Fluidos, e do tanque de provas do Centro de Engenharia Naval e Oceânica do instituto para participar, individualmente ou em grupos, do concurso cultural em quadrinhos.
Premiados produziram histórias em quadrinhos sobre sustentabilidade
 


Foram produzidas cerca de 50 HQs pelos alunos entre 15 e 18 anos da escola Guaracy Silveira, na zona oeste de São Paulo, que atende a aproximadamente 2.500 estudantes. Segundo a diretora da escola, Sonia Santos Espíndola, o retorno do concurso foi muito positivo. “O IPT é um organismo sério e público que mobilizou nossos alunos em torno de um tema atual. São jovens que querem estudar nas universidades públicas, estão bem preparados, acostumados a participar de feiras e eventos de ciências como a Febrace, mas é a primeira vez que enfrentam um desafio como este, em quadrinhos.” Para João Fernando, esse tipo de investimento sempre vale a pena. “Estamos apostando nos jovens, no nosso futuro.”

Premiados – Foram selecionados pela comissão julgadora cinco trabalhos para serem publicados no site do IPT. Todos eles receberam certificados, juntamente com a menção honrosa. Os três primeiros colocados também receberam uma assinatura semestral da revista “Pesquisa Fapesp”, cedida em cortesia pelos editores vinculados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. A classificação dos quadrinhos foi a seguinte: 1º lugar para Fabíola de Torres Santos; 2º Flavia Lumy Shirata e Marcos Akira N. Ueda; 3º Fernanda Hellen de Farias Rodrigues Vieira; 4º Wilson Garcia de Oliveira Neto. A menção honrosa foi para a HQ de Lucas Ramos Ferraz.

O empate no segundo lugar deveu-se à identificação da autora da HQ, Flavia Shirata, somente à última hora, apenas momentos antes da premiação, simplesmente por timidez. “Fiquei com vergonha”, justificou a talentosa Flavia. A avaliação feita por Hellen e Fabíola foi direto ao ponto. “Foi legal!” Para Akira, uma surpresa. “Sempre desenhei como hobby, nunca tinha ido ao IPT e pude conhecer e ver o que fazem numa visita bem legal.”

Clique na galeria abaixo e confira os quadrinhos vencedores

 
  • Trabalhos premiados do Concurso
 


Estudantes da Escola Técnica Guaracy Silveira recebem certificado da comissão julgadora
 
  • Premiação do concurso