Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  22.11.10

Propriedade industrial


IPT e a Fiesp realizam palestra sobre proteção de produtos e tecnologia para microempresários


Um grupo de 62 empresários e profissionais ligados à indústria formou o público da palestra “Noções Gerais da Proteção Industrial”, ministrada pelo especialista e consultor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) Claudio Fuentes Moreira. O objetivo do evento, segundo os organizadores, foi introduzir os participantes na cultura da propriedade industrial, apresentando os principais aspectos da proteção de seus produtos e tecnologias.

A palestra realizada no IPT foi a terceira e última de 2010 dentro do Programa Interação Universidade – Empresa, coordenado pelo Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Foram destaques entre os temas tratados por Moreira conceitos de ciência, tecnologia, invenção, inovação e transferência de tecnologia; patentes, segredos, espionagem industrial e crimes de concorrência desleal; marcas, softwares e programas do Instituto voltados aos pequenos empresários.

Segredos e patentes são questões desconhecidas para grande parte das micro e pequenas empresas
 


Segundo José Roberto Damaceno Matos, coordenador de assistência às empresas da Fiesp, a proteção industrial é estratégica para a indústria brasileira, mas é ainda uma questão desconhecida principalmente nas micro e pequenas empresas. “Eles realizam inovações ou melhorias em suas operações, mas não sabem que este processo pode ser patenteado ou registrado como desenho industrial”, afirma ele.

Temas como segredos e marcas são críticos para este segmento, daí a necessidade de palestras para a disseminação de conceitos que não fazem parte do dia-a-dia dos empresários, explica Matos. “Eles têm pouco conhecimento sobre esta nomenclatura e não conseguem aplicar no dia-a-dia, em razão da maior preocupação com produção e vendas e também do quadro reduzido de funcionários. Com eventos como este, queremos mostrar a importância das decisões estratégicas para o crescimento de suas empresas”.

A Fiesp e o IPT estão em negociação para manter a parceria no próximo ano. A programação de eventos em 2011 deverá repetir a palestra sobre as ferramentas de apoio oferecidas pelo Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa (NT-MPE), realizada em maio deste ano, e apresentar os serviços disponíveis em construção civil nos diversos laboratórios e os programas de mestrado profissional do IPT.