Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  15.07.09

Creche comemora 28 anos


Inaugurada em 1981, creche do IPT garante tranquilidade para os pais


Nesta quarta-feira, 15, a creche do IPT comemora 28 anos. Até hoje 625 crianças usufruíram dessa conquista das trabalhadoras do Instituto pelo direito à educação de qualidade para seus filhos. Inaugurada em 15 de julho de 1981, a creche recebeu em 2008 o selo de qualidade Aqui se brinca, da Unilever, em parceria com o Instituto Sidarta, por ter sido considerada uma instituição que promove educação infantil de qualidade.

Localizada no prédio 64, que tem cerca de 900 metros quadrados de área construída, possui a infraestrutura necessária para realizar o trabalho educativo com conforto. “A disponibilidade de uma creche no IPT é fantástica porque a segurança e a tranquilidade são muito maiores”, afirma Rosa Ferreira, secretária do Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade (CIAM), que já teve a filha na creche e agora mantém a neta, de quem detém a guarda. “Vovó, aí tem bolacha?”, interrompe Júlia, a neta, de três anos.

 
  • Crianças na creche do IPT
 

A proposta pedagógica prevê a utilização de outros locais no campus do IPT, tais como as quadras, o bosque e o lago, além das ruas de acesso aos prédios. “Gosto bastante do fato de a creche dar importância às brincadeiras, porque eu morava no interior e brincava muito; aqui em São Paulo, morando em apartamento, as crianças acabam permanecendo muito tempo em ambientes fechados. É por isso que eu valorizo a existência das áreas livres da creche, que podem ser aproveitadas por elas, sem contar a chance de poderem fazer passeios externos - por exemplo, eles já conheceram a USP e unidades do SESC”, ressalta Isabel Fiammetti, do Centro de Tecnologia de Obras de Infraestrutura (CT-Obras), que tem dois filhos na creche.

“Entendemos que o uso diversificado dos espaços favorece o desenvolvimento do raciocínio e promove a socialização, pela possibilidade de interação com diferentes grupos sociais”, fala Rosely Gimenez, responsável pela creche.

O trabalho da creche dá ênfase ao ato de brincar, por acreditar que brincando as crianças se desenvolvem de forma integral e harmônica. Música, artes, literatura Infantil e movimento fazem parte de seu currículo.

A creche tem um projeto de educação ambiental, onde as crianças são incentivadas a praticar a coleta seletiva de lixo e a utilizar racionalmente os recursos como água, energia, alimentos e materiais diversos. Consumo consciente e respeito à natureza também são temas abordados. Outro projeto denominado biblioteca partilhada possibilita o empréstimo de livros para as crianças levarem para casa.

Suas sete educadoras participam de programa de formação em serviço, assim como de outros cursos, seminários e oficinas em instituições de educação, patrocinados pelo IPT por meio do Setor de Treinamento.

A alimentação das crianças é feita por meio do restaurante e oferece um cardápio específico para cada faixa etária, supervisionado pela nutricionista Sara Bordin. “Gosto de brincar de bola e da comida da creche: linguiça, arroz e feijão, batata frita, brócolis, beterraba, pêra, uva, laranja e brigadeiro”, diz Alexandre, de cinco anos, filho de Isabel.