Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  07.12.10

Senhor IPT fez histria


Apresentação de ex-diretor do IPT na USP mostra a trajetória de Alberto Pereira de Castro na industrialização brasileira


O Senhor IPT, apelido marcante do engenheiro Alberto Pereira de Castro, foi um nome de destaque na formação de um pensamento nacional pela integração da ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico, ao lado de outros grandes nomes como Antonio Ermírio de Moraes e Olavo Egydio Setúbal. Alberto também foi um dos pioneiros na defesa do ensino técnico no Estado de São Paulo, preconizando o que hoje são as Fatecs.

Entre tantas honrarias e reconhecimentos, o Senhor IPT recebeu em 2004 a Medalha do Conhecimento, concedida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Confederação Nacional da Indústria e Sebrae. No ano seguinte, no dia 23 de março, em sessão especial do Conselho de Orientação do IPT realizada no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin concedeu-lhe o título de Servidor Emérito do Estado de São Paulo.

Mais detalhes da trajetória de Alberto Pereira de Castro, o Senhor IPT, estão em artigo intitulado “Homenagem a Alberto Pereira de Castro”. Foi produzido e apresentado por Guilherme Ary Plonski, ex-diretor superintendente do Instituto, no “Simpósio Escolas Superiores, Pólos Tecnológicos e Desenvolvimento Brasileiro: uma Abordagem Histórica”, realizado no último dia 2 de dezembro pelo Centro Interunidade História da Ciência da USP.

Leia abaixo o artigo na íntegra.