Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  08.12.10

Desenvolvimento regional


Programa do Governo conta com expertise de instituições como o IPT para desenvolver regiões do Estado de SP


Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o Governo lançou nesta terça-feira, dia 7 de dezembro, o Programa Estadual de Fomento ao Desenvolvimento Regional. O objetivo, segundo o secretário Luciano Almeida, do Desenvolvimento, é apoiar a elaboração de estudos e planos voltados ao progresso local nas diferentes regiões paulistas. O programa prevê investimentos em projetos regionais com foco na melhoria da competitividade da economia e na geração de emprego e renda para a população. Estão contemplados ainda projetos de infraestrutura e serviços públicos, que tragam impactos relevantes no desenvolvimento regional.

Segundo o secretário Almeida, deve haver interesse e contrapartida dos municípios envolvidos e a ferramenta mais importante para alcançar objetivos é o planejamento estratégico. “Precisamos entender as vocações regionais para gerar resultados. Para participar do programa, os projetos devem envolver temas relacionados à estruturação de cadeias produtivas, qualificação profissional, apoio tecnológico, promoção do empreendedorismo e auxílio a micro, pequenos e médios empresários, além de programas de qualidade ambiental, ações em infraestrutura e serviços públicos."

Poderão solicitar recursos autarquias, consórcios públicos municipais, fundações e associações de desenvolvimento regional e setorial, que deverão assumir uma contrapartida de 20% do valor da contratação do serviço.
Alberto Goldman: "Nunca faltam recursos para projetos consistentes e importantes no Estado de São Paulo”
 
Os interessados precisam apresentar também um projeto de desenvolvimento local, que envolva pelo menos dois municípios, nas áreas de economia regional, serviços públicos, qualificação profissional e desenvolvimento sustentável.

O governador Alberto Goldman enfatizou que as demandas e a mobilização regional devem vir de baixo para cima. “O papel do Governo é dar sustentação, incentivos e recursos para que projetos regionais aconteçam. Isso depende da organização local. Nunca faltam recursos para projetos consistentes e importantes no Estado de São Paulo.”

Para João Fernando Gomes de Oliveira, diretor-presidente do IPT, a tecnologia ajuda a gerar demandas consistentes em diversos campos econômicos e socioambientais. “Nossas demandas, realistas, ajudaram a atrair investimentos em projetos importantes como o Moderniza, com recursos da ordem de 150 milhões de reais.” Representando as prefeituras paulistas, o prefeito Celso Junqueira, de Sud Mennucci, afirmou que há um desafio na organização das demandas. “Os municípios paulistas estão prontos para articular-se regionalmente, contando com o respaldo do Governo do Estado.”

Além do recém-lançado Programa Estadual de Fomento ao Desenvolvimento Regional, a Secretaria de Desenvolvimento dispõe de outras ações voltadas ao desenvolvimento regional, como o Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem) e o Programa Estadual de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Juntos, esses programas investiram R$ 13 milhões nos últimos quatro anos, beneficiando mais de 100 municípios de todo o Estado de São Paulo.

Crédito foto: Gilberto Marques