Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  07.01.11

Guilherme Afif Domingos o novo secretrio


Vice-governador assume a SDECT com a missão de fortalecer programas


O vice-governador Guilherme Afif Domingos é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Aos 67 anos, Guilherme Afif é casado, tem quatro filhos e seis netos. Formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia do Colégio São Luís, esteve à frente da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado (SERT) de janeiro de 2007 a março de 2010, quando se desligou do cargo para concorrer às eleições. Em sua gestão na SERT presidiu o Programa Estadual de Desburocratização e propôs a criação do MEI (Microempreendedor Individual), que visa facilitar a vida do empreendedor e o registro de atividades exercidas na informalidade.

Deputado federal entre 1987 e 1991, nas eleições de 2006, recebeu mais de 8,2 milhões de votos ao se candidatar, pela segunda vez, ao Senado Federal.
Afif assume a SDECT com a missão de fortalecer os programas da pasta e implantar novos projetos
 

O secretário foi presidente da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado, onde liderou a mobilização que derrubou a Medida Provisória 232, que determinava o aumento da carga tributária para prestadoras de serviços, e lançou a campanha “De Olho no Imposto”, em defesa da transparência fiscal.

A iniciativa colheu mais de 1,6 milhão de assinaturas para apoiar o projeto de lei que regulamenta o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal – também de sua autoria – sobre as medidas para que os consumidores sejam esclarecidos a respeito dos impostos incidentes sobre mercadorias e serviços.

Já como presidente do Sebrae foi responsável pela mobilização que resultou no Simples, regime de tributos diferenciado para pequenos empresários, e no novo Estatuto das Micro e Pequenas Empresas. Realizou, também, em 1976, o primeiro Congresso Brasileiro da Pequena Empresa, berço do Estatuto da Pequena Empresa. Em 1979, presidiu o Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Badesp).

Assumiu no início dos anos 80 a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado e criou o Programa para o Plantio de Feijão com Irrigação, além de implantar os varejões, mercadões e sacolões. Foi responsável, ainda, pelo encaminhamento e direção do Pró-Álcool, que transformou a região oeste do Estado em um dos maiores centros de produção sucroalcooleira do mundo, e pela ampliação do plantio de seringueiras.

Agora à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Afif terá como missão fortalecer os programas da pasta e implantar novos projetos, como o Via Rápida do Emprego, que vai oferecer cursos profissionalizantes de acordo com a vocação econômica das diferentes regiões do Estado.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia