Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  07.02.11

Tcnicas de medio


Pesquisador do IPT adquire capacitação em tecnologia inovadora de metrotomografia na Alemanha


O Programa de Desenvolvimento e Capacitação no Exterior (PDCE) levou em 2010 o pesquisador Diogo César Borges Silva, do Centro de Metrologia Mecânica e Elétrica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, até a Alemanha, na sede da empresa Werth Messtechnik GmbH. O objetivo da viagem, financiada pela Fundação de Apoio ao IPT (FIPT), foi obter capacitação na utilização da tomografia computadorizada baseada em raios-x para medições, sob os rigores da metrologia (a metrotomografia). A viagem de quatro meses proporcionou a Silva o estudo das possibilidades e desafios dessa categoria de medição.
Medição de escova de dentes elétrica
 

No ano de 2010 uma parceria entre IPT e Werth foi firmada na ocasião da compra de uma máquina de metrotomografia e uma máquina de medição por coordenadas de alta precisão, ambas fabricadas pela empresa alemã. A parceria, que terá duração de três anos, inclui a doação de duas máquinas de medição por coordenadas e de sensores de medição ao IPT em troca de suporte ao desenvolvimento de técnicas de medição que envolva as máquinas e os sensores adquiridos. Por meio dessa parceria “o IPT passa a ser peça fundamental no processo de desenvolvimento de técnicas de medição que representam o que há de mais moderno no setor em questão”, ressalta o pesquisador.
Sede da empresa Werth Messtechnikk GmbH (Alemanha)
 

Essa nova tecnologia é capaz de realizar tarefas de inspeção e medição da estrutura interna e externa de itens compostos por materiais homogêneos (revelando rachaduras, bolhas ou outros defeitos internos) além de materiais não homogêneos (inspecionando montagens complexas e outros). A metrotomografia possibilita ainda que medições de itens com geometrias complexas possam ser realizadas com mais rapidez, criando uma nuvem de pontos que representam o objeto. Todas essas possibilidades da metrotomografia estão ligadas a iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A linha de pesquisa é inovadora, não possui precedentes em centros de pesquisa brasileiros e tem grande relevância na consolidação da infraestrutura laboratorial que está sendo montada no IPT com investimentos de modernização do Instituto.