Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  22.02.11

Finlndia busca cooperao


Representantes de centro tecnológico finlandês visitam o IPT e conhecem projetos em biotecnologia, papel e celulose


Segunda-feira, dia 21, duas executivas do VTT – Technical Research Centre of Finland – visitaram o IPT num roteiro coordenado pela Gerência de Relações Corporativas do Instituto. Anne-Christine Rischkoff, vice-presidente executiva, e Johanna Buchert, vice-presidente de pesquisa estratégica do VTT, foram recebidas pelo diretor-presidente João Fernando Gomes de Oliveira, que fez apresentação institucional do IPT. Também pelo Instituto, participaram do encontro os diretores dos Centros de Tecnologia de Recursos Florestais, Geraldo Zenid, e de Tecnologia de Processos e Produtos, Maria Filomena Rodrigues. As visitantes fizeram apresentação do tema “Biotechnology and lignocellulose biorefinery”.
VTT - Technical Research Centre of Finland
 

O VTT dispõe de um orçamento estimado em 300 milhões de euros para este ano. Em 2010 foram 276 milhões de euros. Conta com mais de 2.900 colaboradores, sendo cerca de 500 deles pesquisadores dedicados à área de celulose e papel. A instituição de pesquisa tem foco em oportunidades de inovação e soluções técnicas em diversos países, atuando como uma rede global “multitecnológica”. Por isso, mantém escritórios em locais tão distintos como Xangai, São Petersburgo e o Vale do Silício, nos Estados Unidos. No mês de março, a VTT inaugura seu escritório brasileiro em Barueri, São Paulo.

O objetivo da VTT com o escritório no País é buscar parcerias envolvendo universidades, centros de pesquisas e empresas com objetivos técnicos comuns. Assim, áreas com potencial para combinar competências mútuas, como biorrefinarias e processos biotecnológicos para uso de biomassas, celulose e papel estão em pauta. Atualmente, a pesquisadora Patricia Kaji Yasumura, do Laboratório de Papel e Celulose do IPT, está em treinamento no VTT pelo Programa de Desenvolvimento e Capacitação no Exterior implementado pelo instituto.