Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  01.03.11

Delegao sueca


Delegação de professores e pós-graduandos da Suécia visitou IPT em 25 de fevereiro em busca de parcerias técnicas


Uma delegação de visitantes suecos composta por 29 membros, entre professores e pós-graduandos ligados a diversas instituições daquele país, visitou o IPT na última sexta-feira. O grupo foi recebido pelo diretor de Inovação, Fernando Landgraf, que fez apresentação institucional do Instituto e sinalizou possíveis parcerias. “O IPT é uma instituição que desenvolve soluções técnicas aplicadas, com experiência na intermediação entre a indústria e a Universidade visando à inovação. Por isso sempre buscamos contatos e novas oportunidades de cooperação”, disse ele. As áreas de atuação e principais projetos inovadores apresentados por Landgraf poderão servir de roteiro das áreas com possibilidade de interesse comum.

Depois da apresentação da Diretoria, a delegação sueca visitou o tanque de provas do Centro de Engenharia Naval e Oceânica do IPT, onde foi recebida pelo diretor do centro, Carlos Padovezi. A visita foi considerada produtiva pelos suecos, que integram um grupo chamado “Production Academy” e que estão há cerca de duas semanas no país, em uma viagem prospectiva.

Segundo o professor Jan Eric Stal, da Lund University, existem similaridades entre o IPT e institutos suecos, especializados em florestas, papel e celulose. “O modelo de interface do IPT entre universidades e indústrias é muito importante e deve ser estimulado. É uma conexão estratégica e promissora, desde que haja cooperação de todos os envolvidos.” Para o doutorando Pedro Neves, do Royal Institute of Technology (KTH) - que também integrou a delegação sueca - a estrutura encontrada no IPT impressionou: “O IPT conta com vários grupos de pesquisas em diversas áreas, funcionando bem individualmente e em parcerias. Pena que a visita foi curta e não tivemos tempo para conhecer outros grupos, atuantes em outras áreas técnicas.”

 
  • Delegação da Suécia visita o IPT