Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  16.03.11

Anlises no Giganto


Equipe da Seção de Engenharia de Estruturas inicia trabalho para avaliação de ginásio esportivo em Araraquara


(Com informações da Prefeitura de Araraquara)

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) iniciou nesta terça-feira, 15 de março, os trabalhos de avaliação da estrutura e da cobertura em concreto armado do Ginásio Municipal de Esportes Castelo Branco, o Gigantão,
Avaliação do ginásio será realizada por equipes de três unidades do IPT
 
na cidade de Araraquara. A construção foi interditada em outubro de 2010 após o desabamento de aba lateral da cobertura, junto à fachada dos fundos.

As inspeções na obra e a realização de ensaios pelo IPT, que serão feitas por uma equipe coordenada pelo engenheiro Daniel Mariani Guirardi, da Seção de Engenharia de Estruturas, têm duração prevista de 40 dias em campo. Haverá a participação da Seção de Geotecnia e do Laboratório de Materiais de Construção Civil do Centro de Tecnologia de Obras de Infraestrutura do IPT. Serão feitos estudos para avaliar as possíveis causas que provocaram o desabamento.
À esquerda, secretário municipal de Obras, Valter Rozatto, e equipe da Seção de Engenharia de Estruturas do IPT. Crédito foto: Tetê Viviani
 
O relatório técnico a ser feito incluirá diretrizes para elaboração de projeto de recuperação e de impermeabilização da obra.

Os profissionais do IPT terão à disposição três torres de andaimes metálicos desmontáveis para acesso às estruturas em questão, além de outros recursos como mão-de-obra de apoio.