Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  22.03.11

Oportunidades de pesquisa


Jornada IPT-Fraunhofer discute parcerias nas áreas de proteção à corrosão e em bionanotecnologia


Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Fraunhofer Gesellshaft, maior organização de pesquisa aplicada da Europa, com 59 institutos na Alemanha, vão ampliar as frentes de colaboração em pesquisa científica entre os dois países a partir de workshops que se realizam hoje e amanhã no campus do IPT, na Cidade Universitária, marcando a 1ª Jornada IPT-Fraunhofer.

O físico Jörg Opitz falou sobre aplicação de partículas de nanodiamantes para a proteção contra a corrosão no alumínio
 

“Vamos encontrar novas oportunidades para trabalhar em parceria”, afirmou João Fernando Gomes de Oliveira, diretor-presidente do IPT, na abertura do encontro. São duas as áreas estratégicas selecionadas para os debates: pesquisa de métodos de proteção contra corrosão e seu monitoramento na indústria de óleo e gás; e aplicação de microfluídica e bionanotecnologia na indústria de produtos para saúde.

O evento conta com representantes da indústria e vai relacionar ideias para promover a inovação em produtos e processos. Muitos dos projetos são motivados pela necessidade de reduzir os impactos ambientais da indústria.

Esse é o caso da aplicação de partículas de nanodiamantes para proteção contra a corrosão em cobrimentos de alumínio, como os usados na indústria aeronáutica, que foi tema da primeira exposição, proferida pelo físico alemão Jörg Opitz, do Instituto Fraunhofer de Ensaios Não-Destrutivos, em Dresden. A tecnologia proposta por Opitz é uma alternativa para a substituição do cromo nos materiais de recobrimento, eliminando assim os impactos desse elemento.

A parceria entre os dois institutos é motivada pela similaridade de áreas de pesquisa e de perfil econômico-financeiro. Tanto o IPT como o Fraunhofer são instituições que recebem cerca de 30% de subsídios do governo, contando com 70% de suas receitas dos contratos de pesquisa e prestação de serviços. A jornada IPT-Fraunhofer também é uma das atividades da agenda de encerramento do Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação.



Leia abaixo outras matérias referentes ao evento:

Tecnologia “na estrada”
Jornada IPT-Fraunhofer encerra dois dias de debates identificando áreas técnicas de interesse comum para novos projetos

Desenvolvimento científico
Experiência da Vallée S.A. em pesquisas que geram avanços tecnológicos e socioambientais foi discutida no IPT

Tecnologia para a indústria
Experiência da Petrobras com IPT na área de corrosão gera conhecimento e agrega valor

Desafios da microfluídica
Jornada IPT-Fraunhofer aborda tecnologias de controle de partículas em processos na saúde e indústria