Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  14.04.11

gua flor da terra


Seminário no dia 18 de abril discute projeto ambiental do governo de SP; IPT apresenta estudo sobre Aquífero Guarani



No Seminário “Utilização e proteção das águas subterrâneas”, que será realizado no próximo dia 18 de Abril em São Paulo, serão apresentados os principais projetos e ações realizadas no âmbito do Projeto Ambiental Estratégico Aquíferos, um dos 21 projetos ambientais estratégicos coordenados pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com participação de diversas instituições parceiras.

O objetivo é divulgar para pesquisadores, técnicos, professores e estudantes trabalhos desenvolvidos no período de 2007 a 2010 e também os que estão em andamento, seus resultados e as atividades que serão desenvolvidas. Haverá cinco mesas de trabalho tratando de diversos temas voltados à utilização e proteção das águas subterrâneas, contando com a participação de expositores e debatedores de instituições públicas, privadas e de universidades.
Área ocupada pelo Aquífero. Fonte: Wikipédia
 

Segundo o pesquisador José Luiz Albuquerque Filho, do Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas do IPT, o CETAE, um dos projetos refere-se ao estudo do Aquífero Guarani, a cargo do Instituto. Os recursos hídricos do aquífero se estendem por cerca de 1,1 milhão de quilômetros quadrados, dos quais 800 mil quilômetros quadrados no Brasil e 143 quilômetros quadrados só em território paulista. "A água está armazenada sob um ‘pacote’ de rochas vulcânicas com até 1.300 metros de espessura. Estudamos as bordas do Aquífero Guarani – em municípios como Ribeirão Preto, Piracicaba e São José do Rio Preto, entre outros – onde a água fica à flor da terra e onde ele se renova lentamente, sofrendo também as maiores ameaças de contaminação", afirma ele. "Analisamos a viabilidade de atividades econômicas nessas regiões, como por exemplo agricultura e turismo, com segurança ambiental.”

Serviço – Respondem pela organização do evento o Instituto Geológico – IG/SMA, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB/SMA, o Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE/SSRH e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT/SDECT. O seminário será realizado no Anfiteatro Augusto Ruschi da CETESB, na Zona Oeste da capital paulista. Mais informações pelo e-mail: igeologico@igeologico.sp.gov.br.