Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  13.05.11

Cooperao Brasil-Espanha


Delegação de empresários visita o IPT e abre perspectivas para o Instituto atuar em projetos entre os países


Uma delegação de empresários e organizações do setor de química da Espanha esteve no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) nesta quinta-feira, 12 de maio, para conhecer a infraestrutura laboratorial do Instituto e alguns dos projetos que estão em desenvolvimento em suas áreas de atuação, principalmente nos segmentos de plástico.

Delegação da espanha visita o Laboratório de Análises Químicas
 
Foram visitados os laboratórios de Biotecnologia Industrial (LBI), Análises Químicas (LAQ) e de Combustíveis e Lubrificantes (LCL). Segundo a pesquisadora Elda Sabino, a visita abriu a perspectiva para que o IPT participe de projetos entre empresas brasileiras e espanholas como coexecutor, dando suporte às atividades de serviços tecnológicos, como avaliação de amostras de componentes e produtos.

“A visita foi importante para potencializar negócios”, afirma Sabino, destacando que o projeto do novo prédio de bionanotecnologia do IPT, que está recebendo investimento de R$ 46 milhões e encontra-se em fase de montagem dos laboratórios, chamou a atenção dos empresários espanhóis.

O contato com a delegação ocorreu no contexto do II Fórum do Projeto Iberquimia - Inovações em Química Sustentável, que foi realizado na cidade de São Paulo de 10 a 12 de maio. “O objetivo desse projeto é promover e facilitar o financiamento à empresa”, disse Maria Eugenia Anta Espada, diretora da Federação Empresarial da Indústria Química Espanhola (Feique).

O evento foi organizado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e contou com entidades como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Associação Nacional da Indústria Química (Aniq) e CIQyP (Câmara da Industria Química y Petroquímica - Argentina).