Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  20.05.11

Parcerias com a Sucia


Cooperações em tecnologia, inovação e sustentabilidade são debatidas em encontro com primeiro-ministro


Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

O governador Geraldo Alckmin recebeu na terça-feira, 17 de maio, no Palácio dos Bandeirantes, o primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt e sua comitiva. Na oportunidade, foi realizado um seminário internacional com o propósito de discutir ações conjuntas entre os dois países nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

O evento teve como moderador o coordenador de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Aurílio Sérgio Costa Caiado, e contou com apresentações do presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), João Fernando Gomes de Oliveira, do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), Carlos Henrique Brito, do diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, e do CEO e Presidente do Swedish Trade Council, Ulf Berg. Também participaram representantes das empresas suecas: Ericsson, Scania, SAAB e Vinnova.

Fizeram parte da comitiva sueca os secretários de Estado no Gabinete do primeiro-ministro, Gunnar Wieslander e Katarina Areskoug Mascarenhas, a embaixadora da Suécia no Brasil, Annika Markovic, e o chefe do departamento para as Américas do Ministério das Relações Exteriores, Maria Lundqvist.
Governador Geraldo Alckmin (à dir.) cumprimenta primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt (Crédito foto: Cris Castello Branco)
 


No encontro, a comitiva sueca mostrou-se interessada nas ações voltadas à produção de energia renovável, já que o país europeu, grande produtor de madeira, é um dos pioneiros na gaseificação da biomassa e também no uso de etanol em transporte público.

Hoje, existem fortes parcerias com a Suécia na área de inovação. A Agência Sueca para Sistemas Inovadores (Vinnova) foi orientada a priorizar o Brasil em sua atuação internacional. No início de 2010, a Vinnova e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) organizaram em conjunto o Innovation Lab (Laboratório de Inovação), em São Paulo, reunindo universidades, empresas e agências governamentais. 

PRIMEIRO-MINISTRO - Fredrik Reinfeldt nasceu em 1965 e iniciou suas atividades políticas aos 18 anos. Em 1991, foi eleito deputado e em 2003 assumiu a presidência do partido. Aos 41 anos foi eleito primeiro-ministro e hoje cumpre seu segundo mandato.

Durante sua visita ao Brasil, ele esteve em Brasília onde participou do encontro do Conselho Empresarial Suécia-Brasil. Na ocasião, empresários brasileiros e suecos discutiram ações para facilitar a realização de negócios entre os dois Países. Já em São Paulo, além do encontro com o governador, o primeiro-ministro participou de um debate na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) sobre economia verde.