Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  23.05.11

Corroso em destaque


IPT é premiado no maior evento nacional do setor em Pernambuco; cinco trabalhos técnicos foram apresentados


O Laboratório de Corrosão e Proteção (LCP) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas participou este mês do maior evento nacional de corrosão, o 31º Congresso Brasileiro de Corrosão - Conbrascorr. Os quatro dias de reunião na cidade de Ipojuca (PE) reuniram a comunidade técnica e científica de universidades, institutos de pesquisas e empresas, que puderam assistir à participação do IPT em cinco trabalhos técnicos, dois cursos e uma palestra. O congresso foi um dos eventos realizados dentro da 11ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos – Coteq.

Entre todos os trabalhos técnicos apresentados nesta edição do Conbrascorr, o terceiro lugar do Prêmio Professor Vicente Gentil foi outorgado ao IPT e à Petrobras pelo estudo “Avaliação do desempenho dos aços inoxidáveis AISI 316L e superdúplex AISI F53 quanto à corrosão em frestas”. Para a sua execução, foram conduzidos ensaios que simularam duas situações de corrosão (externa e interna) de um sistema de extração de petróleo offshore. No caso da corrosão externa, o meio de exposição foi a água do mar sintética com borbulhamento de ar atmosférico, que teve o objetivo de simular a corrosão na condição de imersão em água do mar não-profunda.

No caso da corrosão interna, os meios de exposição foram a água do mar sintética com injeção de gás carbônico e uma solução com 100 mil ppm (partes por milhão) de íons Cl- com injeção de uma mistura gasosa constituída de 93% de CO2 e 7 % de gás sulfídrico. Foram realizados ensaios em campo com exposição de corpos-de-prova no laboratório flutuante instalado na cidade de São Sebastião (SP), ensaios de determinação da temperatura crítica de fresta e ensaios eletroquímicos.

O estudo foi realizado por três pesquisadores do IPT – Cristiane Vargas Pecequilo, Neusvaldo Lira de Almeida e Zehbour Panossian – em parceria com Gutemberg de Souza Pimenta, consultor sênior da Petrobras.

PALESTRAS E CURSOS – “Ensaios de Corrosão: Aperfeiçoando Metodologias, Melhorando Respostas” foi o tema da palestra apresentada pelo pesquisador Neusvaldo Lira de Almeida, enquanto os dois cursos ministrados durante o congresso estiveram a cargo da responsável pelo Laboratório de Corrosão e Proteção, Zehbour Panossian. O primeiro foi “Revestimentos Metálicos para Proteção contra Corrosão” e o segundo “Fosfatização para Operações de Conformação”.

Veja abaixo a relação completa dos trabalhos técnicos apresentados e, para acesso aos resumos, clique nos títulos em negrito e itálico:

Trabalhos técnicos


Avaliação do desempenho dos aços inoxidáveis AISI 316L e superdúplex AISI F53 quanto à corrosão em frestas
IPT: Cristiane Vargas Pecequilo, Neusvaldo Lira de Almeida e Zehbour Panossian;
PETROBRAS: Gutemberg de Souza Pimenta.

Estudo de revestimentos orgânicos na proteção do aço-carbono em ambiente marinho offshore
IPT: Adriana de Araújo, Eduardo de Assis Faria, Marcio Bispo de Almeida, Neusvaldo Lira de Almeida e Zehbour Panossian;
PETROBRAS: Gerson V. Vieira, Gutemberg de Souza Pimenta e Joaquim Pereira Quintela.

Ensaios de corrosão em meios de etanol: estudo individual dos possíveis contaminantes que constam da norma ASTM D 4806
IPT: Célia Aparecida Lino dos Santos e Zehbour Panossian;
PETROBRAS: Gutemberg de Souza Pimenta.

Galvanização e pintura epoxídica de armaduras de estruturas de concreto como proteção adicional contra a sua corrosão
IPT: Adriana de Araujo e Zehbour Panossian.

Estudo do efeito de compostos de enxofre na corrosividade da nafta ao aço-carbono e ao cobre
IPT: João Guilherme Rocha Poço, Vanessa Yumi Nagayassu Ferrari e Zehbour Panossian;
PETROBRAS: Lorena Cristina de Oliveira Tiroel.