Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  19.07.11

Iniciativa portuguesa


Professores da Universidade do Porto conhecem as instalações do IPT e buscam cooperação em intercâmbio


O diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em Portugal, Sebastião Feyo de Azevedo, e o professor João Falcão e Cunha, visitaram o IPT na última quarta-feira, dia 13, a fim de buscar uma cooperação em intercâmbio científico e profissional e promover a internacionalização da Universidade, que definiu Brasil e União Europeia como seus dois principais polos de cooperação.
Azevedo e Falcão conheceram o tanque de provas do CNaval. À direita o pesquisador James Weiss
 

Recebidos pelo diretor-presidente do IPT, João Fernando Gomes de Oliveira, pelo gerente de relações corporativas, Eduardo Valle, e por pesquisadores do Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade, os professores enfatizaram a transferência de conhecimento como um dos focos para um maior estreitamento entre universidade e instituto. Sebastião Azevedo, que além de professor é diretor da Faculdade, afirma que ficou impressionado com a apresentação do Instituto e com os laboratórios visitados. “Pude apreciar em particular a grande qualidade dos laboratórios da minha área de especialidade, a engenharia química”, afirma.

No IPT, os portugueses conheceram o Laboratório do Centro de Engenharia Naval e Oceânica que abriga o tanque de provas e o robô escultor, o Laboratório de Corrosão e Proteção do Centro de Integridade de Estruturas e Equipamentos e o Laboratório de Análises Químicas do Centro de Metrologia em Química.

Os portugueses visitaram em São Paulo a Escola Politécnica da USP e, em Brasília, a Capes e o CNPq. A FEUP possui 32 mil alunos, três mil doutores e 2200 pesquisadores em várias áreas do conhecimento.