Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  12.09.11

Cermica vermelha


IPT apoiará fabricantes da região de São Sebastião da Grama para desenvolvimento de técnicas inovadoras


Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

Produtores de cerâmica vermelha dos municípios da região de São Sebastião da Grama contarão com apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para desenvolvimento de técnicas inovadoras. A iniciativa, anunciada durante realização da 3ª edição do Acelera São Paulo na sexta-feira (9), integra as ações de execução do Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas Localizadas em Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado de São Paulo.

O programa é executado pela secretaria em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedor (Sebrae-SP) e a Federação das Indústrias do Estado de SP (Fiesp), com recursos financiados do BID.

Projeto irá beneficiar os Arranjos Produtivos Locais de Vargem Grande do Sul, Tambaú, Itu e Tatuí
 
A primeira medida para a concretização do projeto será a contratação do IPT para elaboração do Estudo de Desenvolvimento de Tecnologia para o Aproveitamento dos Resíduos Sólidos da Indústria de Cerâmica Vermelha. O projeto beneficiará os APLs de Vargem Grande do Sul e Tambaú, além de outros dois arranjos produtivos da região de Sorocaba (Itu e Tatuí).

“O estudo apontará soluções para estimular a prática da reciclagem, ou seja, além de colaborar para redução de danos ambientais, o projeto irá diminuir o custo operacional e agregar valor aos resíduos, podendo reutilizá-los no próprio setor ou até mesmo em outros segmentos”, explica o secretário Paulo Alexandre Barbosa. A Secretaria irá investir R$ 250 mil na realização dos estudos, que deverão ficar prontos em 16 meses.