Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  26.09.11

Vale do Ribeira


Região terá plano de prevenção de enchentes e estudo para o desenvolvimento sustentável da mineração


Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

Durante a 4ª edição do Acelera SP, realizada na sexta-feira (23 de setembro), em Juquiá, no Vale do Ribeira, foram assinadas parcerias com as prefeituras de Cananéia, Pedro de Toledo e Pariquera-Açu para contratação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem). A parceira possibilitará, por exemplo, a elaboração de um plano de prevenção de enchentes, por meio de um estudo detalhado sobre a faixa do Rio Pariquera-Açu, com o objetivo de indicar um projeto de dragagem que irá minimizar o risco de enchentes.

Os estudos deverão ser concluídos em três meses. “O diagnóstico irá indicar como deverá ser feita a dragagem, evitando o risco de enchentes com grandes proporções como a que ocorreu em julho”, explicou o secretário Paulo Alexandre.

Mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Patem financia serviços especializados do IPT para obtenção de diagnósticos emergenciais em municípios de pequeno e médio porte.

Já em Cananéia e Pedro de Toledo, será feito o Ordenamento Territorial para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração. Os estudos deverão ser concluídos em três meses, com o objetivo de apontar soluções para a falta de material de aterro e cascalho, que permitam a recuperação de estradas prejudicadas em função das chuvas.

“Com o suporte oferecido pelo Patem, o município recebe um diagnóstico que aponta as causas e indica o caminho para a resolução de problemas ligados a planejamento e infraestrutura”, destaca o secretário. O programa existe desde 1989. Ao longo desses 22 anos, já foram investidos mais de R$ 16 milhões em mais de 550 atendimentos.